sexta-feira, 25 de março de 2011

Ciclo de Leitura Dramatizada

Ciclo de Leitura Dramatizada começa com a "Dama do Camarote" no Teatro Municipal

O Fórum de Artes Cênicas de Niterói, em parceria com a Secretaria municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói, vai realizar o III Ciclo de Leitura Dramatizada, no Teatro Municipal, do dia 29 de março a 25 de outubro de 2001, sempre às 19h. Entrada Franca, mediante retirada de senha meia hora antes do espetáculo. A primeira leitura será a "A Dama do Camarote", de autoria de Castro Vianna, no dia 24 de março, terça-feira, às 19h, com direção de Eduard Roessler.


O Ciclo de Leitura Dramatizada levou um público jamais visto no Teatro Municipal. As leituras começaram, em 2009, na Sala Carlos Couto, com uma média de 30 pessoas. Depois passou para o Salão Nobre do Teatro recebendo uma média de 90 pessoas. Devido a expressiva procura e sucesso passou para o Teatro Municipal com uma média de 250 pessoas por leitura, em algumas leituras com o teatro lotado.


O Ciclo, segundo o Secretário de Cultura de Niterói, Cláudio Valério, é uma experiência que vem dando certo, atraindo um novo público ao Teatro Municipal. A Secretaria e a Fundação apóiam a iniciativa do Fórum de Artes Cênicas pelo profissionalismo do trabalho apresentado, valorizando os atores e diretores da cidade.


Para o presidente da FAN, Marcos Sabino, o Ciclo de Leitura Dramatizada, é gratificante saber que temos tantos valores de teatro se expressando para um grande público, através das leituras dramatizadas, trazendo para o Teatro Municipal um novo dinamismo.


O Ciclo de Leitura Dramatizada foi o primeiro projeto desenvolvido pelo Fórum de Artes Cênicas de Niterói, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da FAN, com objetivo de criar um novo público para o teatro no Municipal e valorizar os artistas da cidade, atores e diretores, destaca Mário de Sousa, um dos Coordenadores do Fórum de Artes Cênicas de Niterói.

A DAMA DO CAMAROTE, um espetátuculo de muito humor

O texto a "Dama do Camarote" de Castro Vianna é o que chamamos de Vaudeville, o que pode-se entender também como confusão, balbúrdia, barafunda ou como quiser.

Conta a história de um casal típico dos anos trinta que mora em um apartamento que já não se encontra em ótimas condições. A confusão torna-se uma constante no desenrolar da trama, principalmente quando recebem a visita de um antigo amigo. Uma tia-sogra turrona e cheia de interesses e um secretário de causar no mínimo desconfiança dão o tempero essencial nessa sopa de mal entendidos. Um "diz que me diz" em excesso que nos faz lembrar alguns vizinhos e recheada de muito humor, é a síntese dessa viagem genial de Castro Vianna.


O "Grupo Papel Crepon"

O grupo, liderado pelo ator e diretor Eduard Roessler, o sustenta uma coleção de sucessos e um público de uma fidelidade muito saudável, o que faz parecer uma união até familiar, já que inspira tanto afeto. Isso só pôde ter sido conquistado ao longo de vinte e cinco anos de um trabalho sólido e reconhecido, já que a nossa obrigação é sermos vistos e, sobretudo, agradarmos.

Trabalhos como "Faceto Face" (1985), "Araribrodway" (1988), "Anormalistas" (2003), tornam real esse temperamento de celebração com muito humor e algumas pitadas de indagação, que faz nosso público voltar e rir mais e cada dia se surpreender, descobrindo coisas novas ou até vivenciando as situações de improvisos, o que os atores deste grupo têm como característica fundamental, e que só faz enriquecer os momentos de descontração dessas pessoas sedentas por isso.


Serviço:

.

Leitura Dramatizada da peça "A Dama do Camarote" de Castro Vianna
. Local: Teatro Municipal de Niterói,( Rua XV de Novembro, 35, Centro). Tel. 2620.1624

. Entrada franca mediante senha meia hora antes do espetáculo

 

Ficha Técnica:

Dir.: Eduard Roessler

Elenco:

Dona Ema: Eduard Roessler

César: Willy Roessler

Alda: Gisela Roessler

Murilo: Diego Abreu

Geraldo: Gustavo Martinez

 

Programação completa do Ciclo de Leitura Dramatizada

1ª) Dia 29 de março ........ A DAMA DO CAMAROTE

De Castro Viana ............................. Direção de Eduard Roessler


2ª) Dia 26 de abril ........... A MENTE CAPTA

De Mauro Rási ................................ Direção de Leonardo Simões


3ª) Dia 31 de maio .......... O SANTO E A PORCA

De Ariano Suassuna ........................ Direção de Andréa Terra


4ª) Dia 28 de junho ......... O DIA EM QUE ALFREDO VIROU A MÃO

De João Bittencourt ........................ Direção de Carlos Fracho


5ª) Dia 26 de julho .......... VAMOS SOLTAR OS DEMÔNIOS

De Dias Gomes ............................... Direção de Ricardo Sanfer


6ª) Dia 30 de agosto ....... O COMEÇO É SEMPRE FÁCIL, O DIFÍCIL É DEPOIS

De Milton Moraes ........................... Direção de Mário Sousa.


7ª) Dia 27 de setembro ... UMA RELAÇÃO TÃO DELICADA

De Maria Adelaide Amaral ............... Direção de Lucia Cerrone


8ª) Dia 24 de outubro ..... MARGINÁLIA

De Nielsen Petersen e Mauro Dias ... Direção de Evans de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário