segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Museu da Imprensa será despejado pelo Estado

URGENTE!

Atenção

amigos, colegas, companheiros, Jornalistas de todos setores da Comunicação; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro; Associação Fluminense dos Jornalistas; Associação dos Jornais do Interior; FENAJ; OAB; órgãos de Cultura; faculdades de Comunicação; e todos aqueles e entidades que lutam e se interessam pela preservação de nossos patrimônios e nossa Cultura.

Governo do Estado vai despejar o Museu da Imprensa

A Imprensa Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que tem como presidente Haroldo Zagher, deu prazo até amanhã, terça-feira, dia 8/9, para que a Direção do Museu de Imprensa retire o acervo do Museu, que está no prédio anexo da Imprensa Oficial, na Rua Marques de Olinda, no Centro de Niterói.

O Museu funciona há 7 anos no local, através de um comodato feito com a direção anterior da Imprensa Oficial.

Despejo do Museu da Imprensa revolta Niterói

Carta aberta ao governador Sérgio Cabral

Senhor Governador, Sua parceria com o prefeito de Niterói tem resultado em grandes benefícios para a cidade, mas Governador, se for concretizado o despejo do Museu da Imprensa pelo presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zagher, o senhor ficará na História desta cidade Invicta como o maior depredador de nosso acervo de Comunicação. Este crime, Governador, com certeza, manchará sua biografia e não a do funcionário nomeado para a presidência da Imprensa Oficial.

Governador, sua história de vida, profissional e até política começa pela Comunicação. O senhor é jornalista e sabe do grau da importância de um Museu, principalmente o Museu da Imprensa, hoje ponto de referência para pesquisadores e estudantes da área de Comunicação. Ainda há tempo, Governador, de reverter este quadro.

A população desta cidade, nossa Cultura, nossa História, nossos Valores, nosso Patrimônio, nossa Imprensa, nossos Colegas jornalistas e homens da Comunicação, não podem ser tratados como lixo por uma pessoa, que não tem nenhum compromisso com nossa História. (Mário Sousa é jornalista) Fundador do Museu critica descaso do Estado

Após 7 anos funcionando num prédio anexo a sede da Imprensa Oficial do Estado, na Rua Marques de Olinda, no Centro de Niterói, o Museu da Imprensa será despejado nesta terça-feira, dia 8/9, pelo presidente da empresa, Haroldo Zagher. O fundador e presidente do Museu, o jornalista Jourdan Amora, criticou o tratamento dispensado pelo Estado à Cultura e à Imprensa, especialmente a uma instituição que não recebe nenhuma subvenção ou patrocínio oficial.

Para Jourdan, “enganam-se os que querem calar a imprensa e apagar a sua história, valendo-se do poder efêmero”.

Conferência municipal de Comunicação defende Museu da Imprensa

Após exaustiva plenária, que durou mais de 6 horas, a primeira Conferência municipal de Comunicação de Niterói aprovou mais de 100 propostas, entre elas, a defesa do Museu da Imprensa de Niterói, que será despejado no dia 8/9, pela Imprensa Oficial do Estado, a regularização das rádios comunitárias e TVs Comunitárias, a criação do Fórum Permanente de Comunicação, a criação do Conselho Municipal de Comunicação, a revisão das concessões de rádios instaladas na cidade sem identidade com o município, entre outras.

A Conferência também aprovou uma Moção de Aplausos ao prefeito Jorge Roberto Silveira pela convocação da Conferência e a todas as entidades que trabalharam no processo de realização da Conferência como a UFF, OAB, entre outras. Além da Conferência Municipal de Comunicação, foi realizada também a primeira Conferência de Comunicação do Leste Fluminense. No fim, foram escolhidos 44 delegados das várias instituições.

A primeira Conferência de Comunicação de Niterói foi convocada pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio direto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Niterói, tendo como tema "Democratização da Comunicação: meios para construção de direitos, participação social, protagonismo popular e transformação social na era digital". Niterói passa a ser uma referência, porque foi o único município do Estado a convocar a Conferência de Comunicação oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário