sábado, 5 de setembro de 2009



Conferência municipal de Comunicação aprova mais de 100 propostas

Após exaustiva plenária, que durou mais de 6 horas e reuniu 181 participantes, a primeira Conferência municipal de Comunicação de Niterói aprovou a escolha de 44 delegados e mais de 100 propostas, entre elas, a defesa do Museu da Imprensa de Niterói, que está ameaçado de despejo pela Imprensa Oficial do Estado, a regularização das rádios comunitárias e TVs Comunitárias, a criação do Fórum Permanente de Comunicação, a criação do Conselho Municipal de Comunicação, a revisão das concessões de rádios instaladas na cidade sem identidade com o município, entre outras.


A Conferência também aprovou uma Moção de Aplauso ao prefeito Jorge Roberto Silveira pela convocação da Conferência e a todas entidades que trabalharam no processo de realização da Conferência como a UFF, OAB, entre outras. Além da Conferência Municipal de Comunicação, foi realizada, também, a primeira Conferência de Comunicação do Leste Fluminense.

A primeira Conferência de Comunicação de Niterói foi convocada pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio direto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Niterói, tendo como tema " Democratização da Comunicação: meios para construção de direitos, participação social, protagonismo popular e transformação social na era digital". Niterói passa a ser uma referência porque foi o único município do Estado a convocar a Conferência de Comunicação oficialmente. Oficialmente, a Conferência foi aberta, no sábado, pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Romeo, representando o prefeito Jorge Roberto Silveira.

Durante dois dias, representantes de cerca de 50 entidades, além de profissionais e estudantes de Comunicação, debateram os temas " Pluralidade e democratização da comunicação: concessões de rádio e TV, jornalismo impresso e controle social" e "Sistema Público e Tecnologias da Comunicação". Participaram como debatedores Adilson Cabral,Virgínia Fontes;Marcos Dantas;Gustavo Gindre;José Antonio Nogueira, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia; o professor João Batista,representando a UFF; o jornalista Fernando Paulino, representando o Sindicato estadual do Jornalistas e que conduziu a plenária final;o Jornalista Vinicius Martins, representando a Câmara de Niterói;a jornalista Sandra Duarte, representando o Jornal o Fluminense;o jornalista Mário Sousa, representando o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Niterói;o jornalista Jourdam Amora, representando o Jornal A Tribuna, que deixou um documento que foi lido na plenária sobre as restrições e dificuldades que o jornalismo vive atualmente (ele não pode ficar devido o atraso no horário dos trabalhos).

A Conferência municipal formulará propostas para serem levadas às conferências
estadual e nacional. Esta última será realizada nos dias 1,2 e 3 de dezembro, em Brasília.
Amplamente plural, a Conferência reuniu representantes das prefeituras de Niterói e São Gonçalo, dos meios de Comunicação, dos profissionais da área, empresas jornalísticas, provedores de internet, estudantes, professores, sindicatos, universidades, associações, instituições, ONGs e da sociedade.

A Comissão Organizadora da Conferência foi formada por: José Antonio Fortuna Nogueira, Mário Sousa, Cileá da Matta, Flávia Mattos de Azevedo, José Luiz Sanz de Oliveira, Fernando Paulino, Claudio Augusto Salles Sntos, Davy Alexandrisky, Rafael Duarte D`Oliveira, Olivia Bandeira, Márcio Samuel Kerbel, Moisés Chagas. Thatiana Cunha, Mayara dos Santos e Irene Marques.

Entre outras entidades, apóiaram onferência, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Departamento de Comunicação, da Universidade Federal Fluminense, a OAB/Niterói, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Bem TV, Pop Goiaba, Unitevê, Diretório Acadêmico de Comunicação da UFF, ENECOS, Intervozes, TV Comunitária de Niterói, Campus Avançado, TV Universitária, Nufep, UEE-RJ, UNE,DCE-UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário