terça-feira, 9 de março de 2010








Fotos: Ronaldo Brandão
Legenda 1: Jorge Roberto e Cláudio Valério
Legenda 2: Jorge Roberto, Cláudio Valério e Mario Costa Santos
Legenda 3: Jorge Roberto e Fernanda Teixeira

Jorge Roberto visita casa que vai abrigar Museu de Arte Popular
Em péssimo estado de conservação, várias infiltrações, rachaduras, telhado de madeira ameaçado pela ação de cupins, foi a constatação feita pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, ao visitar, no último dia 3/3, o imóvel, no Ingá, que vai abrigar o Museu Janete Costa de Arte Popular. O prefeito esteve acompanhado do Secretário municipal de Cultura, Claúdio Valério, do Secretário municipal de Obras, José Roberto Mocarzel, do filho de Janete Costa, Mário Costa Santos, da diretora do Núcleo de Restauração de Bens Culturais de Niterói, Fernanda Teixeira e do Subsecretário de Cultura, Rafael Vicente.



A casa de dois pavimentos, com mais de 40 cômodos, do Século 19, localizada na Rua Presidente Domiciano, 178, em frente ao Solar do Jambeiro, começará a ser restaurado no início de abril, numa ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e a Emusa. "Janete foi uma das mais brilhantes arquitetas do País, que morou em Niterói e me inspirou a criar este museu", disse Jorge Roberto.



O prefeito destacou a importância de se valorizar a arte popular e nossas manifestações artísticas. " Assim como restauramos o Teatro Municipal, o Solar do Jambeiro e a Igreja de São Lourenço dos Índios, com orgulho, vamos preservar mais um bem histórico e arquitetônico da cidade", ressaltou.



Cláudio Valério lembrou que a desapropriação do casarão veio no momento certo, pois mais alguns meses corria-se o risco de derrubá-lo por completo. De acordo com o Secretário, a fachada do prédio é tombada pelo Inepac e a obra será tanto de recuperação como de restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário