quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

 

Sousa, presidente

Foto 2: Mário Sousa e integrantes da chapa no dia da votação

Jornalista Mário Sousa reeleito presidente do Sindicato dos Jornalistas do RJ

 O Jornalista Mário Sousa foi reeleito presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro,  para o triênio 2020/2023,integrando a Chapa Jornalista Jairo Mendes. Os integrantes da nova Diretoria são: Mário José Fernandes Rodrigues de Sousa (Mário Sousa), presidente, de Niterói; Dulce Tupy Caldas, vice –presidente, de Saquarema; Luiz Sergio Caldieri , 2º vice presidente, de Niterói; João Alexandre de Almeida, Secretário, de Niterói; Jurivelson Salomão Santana, 1º Tesoureiro, Rio de Janeiro; Carlos Alberto Antonio, 2º Tesoureiro, Belford Roxo ( Baixada Fluminense);  Adilson Pereira Guimarães, Diretor Jurídico, São Gonçalo. Suplentes da Diretoria: Paulo Roberto Araujo, Niterói; Moisés Faria das Chagas, Rio de Janeiro; Sérgio Henrique Soares Martins, São Gonçalo; Fernanda Garcez Borges Vizeu, Macaé; Bianca Marques de Oliveira Lima Sousa, Itaperuna.

O Conselho Fiscal é formado por: Gentil da Costa Lima, Niterói; Inaldo Batista dos Santos, Niterói; Claudia Fernanda Barcellos, Niterói. Suplentes: Pablo Pereira Kling, de Niterói  e Mauricio Alcântara Guimarães, de Niterói. 

A Comissão de Ética é formada por: José Alves Pinheiro Junior  (Niterói), Vilmar da Silva Berna  (Niterói) e Edgard Batista da Fonseca Filho (Niterói).

 Os representantes junto a Federação Nacional de Jornalistas são  Luiz Edmundo Continentino Porto, Niterói tendo como  suplente Adelfran Lacerda Matos, Campos.

Após as eleições foram anunciados os delegados já indicados e aprovados para as regiões do Estado. No Sul Fluminense será a jornalista Jane Portela, moradora de Barra Mansa, indicada pela Associação dos Jornalistas do Sul Fluminense; Adelfran Lacerda , delegado do Norte Fluminense ; Carlos Alberto Antonio, delegado da Baixada Fluminense.

Para o jornalista Mário Sousa, o Sindicato  continuará lutando pelos direitos do jornalista e contra a precarização e a desqualificação do jornalismo profissional. Nossa luta se amplia contra as agressões aos profissionais nas ruas, a intolerância, o assédio e o preconceito nas redações, maior segurança no exercício do trabalho,  contra as fake news e  o registro de jornalista no Ministério da Economia sem critérios, destaca Mário.

Ressaltando a Carta de Niterói, apresentada no Encontro Estadual de Jornalistas, realizado em julho de 2019, em Niterói, destacamos alguns pontos:  A luta pelo retorno do diploma universitário de Jornalismo para o exercício da profissão; a contratação de assessor de Imprensa no interior sem qualificação; a realização de concursos públicos para o exercício da profissão de Jornalista nas Prefeituras, Câmaras e Judiciário.

Sobre nosso período no exercício da Presidência do Sindicato, ressaltamos algumas iniciativas: Realização das convenções Salariais de Rádios , TVs, Jornais e Revistas; vários encontros regionais com grupos de Jornalistas na Baixada, Norte Fluminense, Região dos Lagos, Região Serrana, etc; Encontro Estadual de Jornalistas, em Niterói; criação de Delegacias Regionais, que se concretizarão após a eleição na Baixada  Fluminense, Região Sul Fluminense, Região do Lagos, Norte Fluminense e Serrana; participação de grupos de jornalistas em várias Feiras Literárias no Estado; convênio com  a Firjan -SESI com descontos nas áreas médica e odontológica; lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental Chico Mendes, em fase conclusiva da premiação; Livro sobre a Comissão da Verdade em fase conclusiva; participação em várias campanhas contra as fak news, racismo, violência contra os jornalistas junto a Fenaj.

Quem foi Jairo Mendes?

Jairo Mendes foi presidente do Sindicato num período turbulento durante a Ditadura Militar. Pela sua atuação sindical e lutas pelas causas populares foi preso no Estádio Caio Martins, em1964. Liderou dezenas de sindicatos  do antigo Estado do Rio defendendo as causas trabalhistas. No Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro teve uma grande atuação e de resistência contra a intervenção militar. Jairo era mineiro, morreu pobre e doente numa casa alugada no Galo Branco, Rocha, em São Gonçalo.  

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário