sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A BOA MÚSICA...


O melhor espaço da cidade com boa música, hoje, é o Velho Armazém, nas quintas-feiras, sob a direção do pianista niteroiense Marvio Ciribelli.

Por quê?
Porque ele não inventa moda. A cada semana, apresenta excelentes músicos, instrumentistas e cantores nacionais e internacionais, dos mais diferentes estilos. O jazz e a música brasileira não faltam. Os artistas, ali, fazem o que sabem fazer, com sensibilidade, sem nenhuma parafernália de som, de cenografia, de figurino ou de iluminação. São eles e o público interagindo e o resultado é sempre de alto astral.

O espaço é simples, sem clima de grande evento, de público de massa. O anfitrião é sempre Ciribelli, que comanda o show com seu talento e quase sempre transgredindo nos seus toques musicais, apresentado variações rítmicas novas, originais e fascinantes.

O talentoso Marvio Ciribelli define o espaço como: "Um lugar democrático relativo a boa música. Música esta, feita com muita sensibilidade”.

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Desvie o olhar esta semana para Belém do Pará, no Norte do País. Lá está acontecendo o Fórum Social Mundial. Muitos bons temas estão sendo debatidos. Publico esta matéria sobre Comunicação Compartilhada, com exigentes profissionais na Mesa de debates.

Fórum Mundial da Mídia Livre discute comunicação compartilhada

Midialivristas de todo planeta se reuniram em Belém, nos dias 26 e 27/1, para somar esforços e discutir a criação de novas formas de comunicação. No primeiro dia, foram organizadas duas mesas de debates, com os temas "Como ampliar o midialivrismo" e "Mídia e crise". No encerramento do encontro internacional da Mídia Livre, seus participantes uniram-se às milhares de pessoas que deram início ao Fórum Social Mundial, em sua nona edição, integrando-se à marcha que abriu oficialmente o evento.

Comunicação compartilhada foi um dos principais temas discutidos na mesa "Como ampliar o midialivrismo. Dentre os participantes da mesa estavam Gustavo Gindre (Intervozes), Sóter (Abraço), Ivana Bentes (UFRJ), Renato Rovai (Revista Fórum), Sérgio Amadeu (Cásper Líbero), Maria Pia (AMARC), Oona Castro (Overmundo). Gustavo Gindre (Intervozes) disse que a principal tarefa para que a mídia livre aconteça é "ampliar as vozes".

Sóter (Abraço) discorreu sobre a importância da democratização da comunicação e das rádios comunitárias. "A rádio comunitária é uma forma de estimular a auto-estima na comunidade, a partir da própria identidade cultural e de elevar a consciência crítica dos moradores da comunidade". Também defendeu que é necessário fazer um contraponto com a mídia e a radiodifusão comercial.

Ivana Bentes (UFRJ) explanou a atual situação da mídia hegemônica e a grande problemática das mesmas, gerada pela ligeireza das redações. Ela afirma que temos que pensar a mídia e lembrar a história de luta do jornalismo: "pensar em tecnologia e linguagem, sair do discurso onde, quem, quando... ainda não existe o entendimento do que é a convergência das mídias, das possibilidades de articulação da mídia livre brasileira com as globais. Precisamos de novas pautas. Não dá para continuar do jeito que está".

Renato Rovai (Revista Fórum) iniciou falando da grande mídia, do dinheiro que a sustenta e, em seguida, explicou o que é e quando começou a mídia livre, pontuiando as diferenças entre as duas. "Eles nos acusam de receber dinheiro do Estado. Vivem dizendo que os nossos veículos não existiriam se não fosse a publicidade oficial. Só que nenhum veículo comercial conseguiria viver um ano sequer sem contar com os recursos publicitários e subsídios desse mesmo Estado".

Sérgio Amadeu (Cásper Líbero) elucidou as possibilidades de comunicação oferecidas pelas novas tecnologias, em especial pela internet. Dentre elas está a diminuição dos custos e a agilidade para a difusão da informação. Completou exemplificando que escrever para um blog é muito mais barato que produzir um jornal impresso, sendo assim, com a internet todos passaram a ser produtores e receptores de informação. Sérgio afirmou, também, que sites como o Google, o Youtube e o Yahoo, os 3 mais acessados do mundo, concentram informações que norteiam a economia da informação. Essa economia da informação se dá pela audiência. Disse que a mídia livre é um espaço não somente para falar, mas também por ser ouvido.

Maria Pia (Overmundo) e Oana Castro (AMARC) finalizaram, defendendo a democracia da informação. A mídia livre não deve se tornar semelhante a mídia hegemônica, pois nela estão as novas possibilidades, proporcionadas pelos diversos olhares, para uma comunicação compartilhada.

Participaram da mesa os debatedores: Sérgio Amadeu (Cásper Líbero), Renato Rovai (Revista Fórum), Ivana Bentes (UFRJ), Sóter (Abraço), Antonio Martins (Le Monde Diplomatique), Michael Hardt - EUA (a confirmar), Oona Castro (Overmundo), Maria Pia (AMARC), Gustavo Gindre (Intervozes).

Fonte: Agência Petroleira de Notícias, com informações do blog da Mídia Livre http://www.apn.org.br/

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

COMEMORAÇÃO


A Coordenadora Política do Interior, Jane Cardoso, comemora seu aniversário no próximo dia 5 de fevereiro, em pleno mar de Punta Del Leste. Na foto, Jane com a primeira dama, Cristina Silveira.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jorge Roberto com os atletas

O prefeito Jorge Roberto Silveira com Márcio Braga (presidente do Flamengo) e os atletas, Jade Barbosa, Danielle Hypolito, Diego Hypolito e Victor Rosa.
Prefeitura vai patrocinar ginastas

Jorge Roberto fecha parceria e salva Flamengo de vexame


O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, fechou uma parceria entre a Prefeitura e o Flamengo para apoiar os ginastas Diego e Daniele Hypólito, Jade Barbosa. A parceria foi firmada, ontem dia 27 de janeiro, no gabinete do prefeito, com as presenças dos atletas e do presidente do Flamengo, Márcio Braga.
Sem verba para manter a equipe de ginástica o Flamengo anunciou a dispensa dos atletas, mas foi socorrido à tempo pelo prefeito de Niterói, que resolveu incluir o grupo no Projeto Nomes, que estimula várias modalidades esportivas na cidade.
– Estes atletas são exemplos para o país inteiro. Vamos desenvolver em Niterói um projeto de ginástica olímpica e eles serão exemplos para as nossas crianças – destacou.

Os atletas, que estiveram na reunião, presentearam o prefeito com uma camisa do clube assinada por eles.
– Queremos dizer o quanto estamos felizes. Esta é uma forma de deixar que continuemos acreditando no nosso sonho – comemorou Diego Hypólito
.

Artigo/Astrologia

Gena é uma especialista em Astrologia. Seu artigo revela pinceladas de possíveis acontecimentos em 2009. Vale apena conferir!

2009 ANO DE ESPERANÇA, OPORTUNIDADES, REORGANIZAÇÃO...

Quando um novo ano começa todos se embutem de esperanças acreditando que será melhor que o anterior.

Neste ano de 2009, na realidade tudo será, pelo menos mais fácil, pois será regido pelo Sol o que nos traz a promessa de felicidade e sorte, mas devemos esquecer que ele também nos torna autoritários, arrogantes e egocentrados.

A entrada, no início de 2008, de Plutão em Capricórnio – trânsito que vai perdurar por dezesseis anos – nos trará vários processos em mutação, havendo necessidade de reorganizarmos tudo o que for desconstruído. Plutão é como um tsunami que devasta tudo, para que depois, possa haver uma reconstrução. Como está em Capricórnio, estará ligado aos dispositivos do poder e também às garantias financeiras.

No Brasil o ano começa com muita força para novos empreendimentos, articulações e negociações, mas que poderão ser pautadas por discussões calorosas.

Será que este ano o povo acorda e toma alguma atitude para o caos que se instalou neste País??? Num trânsito que estará ocorrendo no Mapa Astral do Brasil vemos a possibilidade de um movimento político a favor de uma ordem onde haverá justiça e sustentabilidade.

Em Niterói as congratulações estão em pauta. Forçar novos empreendimentos e procurar novos caminhos não fazem parte deste ciclo. Podemos esperar as mudanças que trarão um fim às condições que já não servem mais ao esquema de evolução.

De março até julho Somente através da morte das circunstâncias atuais, poderemos ser libertados para que se abra a porta do progresso.

A partir de agosto é o momento de realização física e de obtenção, pois veremos as conseqüências dos esforços prévios de nossos governantes. Os assuntos misteriosamente se completam sem qualquer esforço.

Se nossos governantes não se utilizarem de corrupção e se preocuparem com a educação e a saúde no País, será um ano positivo para o Povo em geral.

Gena Russo
Astróloga, Numeróloga, Taróloga e Consultora em Feng Shui

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nova diretoria da Neltur

O Presidente da Neltur, José Haddad, com a nova diretoria

Encontro de jornalistas

Os dirigentes de jornais: Heber Sales (Opção), Luis Jourdan (A Tribuna e Jornal de Icaraí), Sivia Tani (Jornal de Santa Rosa), este colunista (ao centro), Mário Carias (Jornal do Fonseca), Leonardo Caldeira e Sousa (Jornal da Cidade) e Pedro Oliveira (Correio de Icaraí).