domingo, 24 de maio de 2009




Nas fotos: (crédito: Adhemir Rebello)




Foto 01- O secretário de cultura, Cláudio Valério e o presidente da Neltur, José Haddad


Foto 02 - José Haddad (presidente da Neltur), Cláudio Valério (Secretário de cultura), Rafael Vicente (sub-secretário de cultura), Maria Inês (secretária de educação) e Marcos Sabino (presidente da FAN), compondo a mesa, no lançamento do projeto "Caminho dos Museus", no




MAC Niterói incentiva turismo nos museus




Mais uma vez Niterói parte na frente, ao lançar, na Semana Nacional dos Museus, o projeto "Caminho dos Museus", um circuito turístico-cultural, que reúne o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu do Ingá, o Museu Antônio Parreiras e a casa de Cultura Solar do Jambeiro. A afirmação foi do presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad, durante a apresentação do projeto, no último dia 18 de maio, no MAC.




O projeto da Prefeitura de Niterói será viabilizado pela Neltur e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e visa divulgar os museus e centros culturais localizados nos bairros do Ingá e Boa Viagem. De acordo com José Haddad, é mais um bom produto turístico que será oferecido as operadoras e aos turistas. “A cidade só tem a ganhar com este programa cultural”, destacou Haddad.




O presidente da Neltur lembrou que este ano o tema da Semana Nacional dos Museus é "Museus e Turismo" e que no ano passado, na Europa, na comemoração do Dia Internacional dos Museus, cerca de 20 mil museus participaram das festividades. Esta cultura de investimentos em museus é comum na Europa, aqui estamos começando, disse Haddad.




O secretário municipal de Cultura, Cláudio Valério, ressaltou a importância dos museus como casas de cultura e conhecimento. Os museus, disse, devem ser os centros de estudos e de preservação.




O projeto, segundo ele, é uma oportunidade única de se conhecer importantes marcos de nossa arquitetura, de diversas épocas e estilos e exposições, cobrindo a produção artística do Século XIX ao Século XXI. A secretária de Educação, Maria Inês Azevedo, falou do papel educativo dos museus e da importância dos alunos da rede pública terem acesso ao programa.




O Projeto Caminho dos Museus acontecerá nos dias 23 e 24 de maio de 2009, das 10h às 18h, com entrada gratuita no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Solar do Jambeiro, no Museu de Ingá e no Museu Antônio Parreiras. Durante a semana haverá vários eventos nos museus.




Os Museus




Museu Antônio Parreiras (Rua Tiradentes, nº 47 , Ingá) Foi o primeiro museu brasileiro dedicado a um só artista, criado em 24 de janeiro de 1941, por Decreto Lei do Governador Amaral Peixoto. Tombado pelo IPHAN , em 1957. Antiga casa do pintor, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, abriga salas de exposição. Nessa casa, Antônio Parreiras viveu até sua morte, em 1937. A Vila Olga, antiga residência da filha de Parreiras, foi transformada em reserva técnica, em 1994.




Museu do Ingá (Rua Presidente Pedreira, nº 78, Ingá) Palácio do Ingá, nome pelo qual o Palácio Nilo Peçanha, sede do Museu de História e de Arte do Estado do Rio de Janeiro é mais conhecido. Foi construído por volta de 1860. Em 1903, a capital fluminense foi novamente transferida de Petrópolis para Niterói e o presidente do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, adquiriu o Palacete para ser residência oficial dos chefes do Executivo fluminense. Em 1975, com a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, o prédio passou a abrigar o Museu de Artes e Tradições Populares (1976) e o Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro (1977). Em 1991, os dois museus passaram a formar o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro.




Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, nº 195, Ingá) Construído em 1872 pelo rico português Bento Joaquim Alves Pereira, o Solar é um exemplar da arquitetura residencial urbana do Século XIX. Em 1892, foi adquirido pelo diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, que, em 1920, passou a morar no local. Tombado pelo IPHAN , em 1974. O Solar foi desapropriado numa iniciativa do prefeito Jorge Roberto Silveira.




Museu de Arte Contemporânea (Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem) O MAC foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1996, com a coleção de João Sattamini. No subsolo, encontra-se uma reserva técnica, um restaurante e um auditório. A criação do MAC colocou Niterói na rota turística do Estado e do país e deu início ao projeto - em fase de construção – do Caminho Niemeyer.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário