quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os artesões da cidade

Neltur vai expor souvenirs de Niterói no Cristo Redentor


A Empresa Niteroiense de Turismo (Neltur) vai expor no hall de entrada do Cristo Redentor, em julho, os souvenirs produzidos por artistas, ceramistas, artesões, gravadores, arquitetos, designers, que retratam vários aspectos da cultura, do espaço urbano, dos patrimônios artísticos, arquitetônicos e turísticos da cidade.

O anúncio foi feito pelo presidente da Neltur, José Haddad, no dia 28/5, durante apresentação do Projeto Souvenir do Leste Fluminense, por técnicos do Sebrae, no Praia Clube São Francisco. Participaram da apresentação do projeto, a professora Marlene Salgado, reitora da Universo e a Diretora de Turismo da Neltur, Cristina Bravo.

O projeto desenvolvido pelo Sebrae, onde são parceiros a Prefeitura de Niterói e a Universidade Salgado de Oliveira, segundo Hadadd, representa um importante incentivo ao turismo da cidade, pela beleza, originalidade e profissionalismo das peças criadas.

A Gerente da Área da Economia Criativa do Sebrae, Heliana Marinho e o Gerente de Articulação do Leste Fluminense do Sebrae, Américo Diniz, explicaram todas etapas do desenvolvimento do Projeto, desde as inscrições abertas aos artistas, passando por palestras de sensibilização até a apresentação de protótipos dos souvernis.

De acordo com Heliana, o Sebrae fez um levantamento sobre este segmento de mercado, identificando as peculiaridades locais em seus mais diversos modos de criação artística artesanal, tendo como foco produtos que, além de ter qualidade possam encantar o cliente com a recordação " um pedacinho do local visitado".

Os participantes desenvolveram seus protótipos ou projetos (três a cinco peças) que foram apresentados durante as clínicas individualizadas. A Clínica foi um espaço de aconselhamento e avaliação das criações pela curadoria sob os aspectos do consumo e do conceito de souvenir, disse Heliana.

Américo Diniz ressaltou que o objetivo do Projeto Souvenir Leste Fluminense é promover o desenvolvimento do setor criativo do Estado do Rio e Janeiro, a partir da integração e cooperação dos artistas locais, e a produção de objetos que aliam inovação,design e a identidade cultural dos locais selecionados.

"Pretendemos aumentar em 15% a receita média da Cooperativa até 2011, sendo 5% até dezembro 2009 e 10% até dezembro de2010, formalizando cinco grupos de Artistas do Projeto Souvenir do Leste Fluminense, que serão os responsáveis pelo processo de gestão da Cooperativa, até dezembro de 2009, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário