sábado, 17 de abril de 2010

Oportunistas da desgraça alheia


Os urubus de tragédia



Niterói vive a maior tragédia de sua história. Choramos todos a perda de parentes, amigos e conhecidos. Mas ninguém tem a dimensão da dor de uma mãe ou de um pai que perdeu seu filho nesses desabamentos. O presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia, Yan Schumann Martins, afirmou que o temporal que caiu em Niterói foi o maior desastre geotécnico da história do País, só comparado as grandes tragédias como terremotos e tsunamis.

De tão grave e imprevisível, que os estudos apresentados por dois professores da UFF não apontavam nenhum indício de tragédia no Morro do Bumba. Nos estudos dos especialistas, o Morro aparece como uma área residencial como qualquer bairro. Além desses dois estudos, agora, pós-tragédia, surge uma série de teses de “especialistas” com soluções subjetivas e previsões esotéricas.

Com todo respeito a classe acadêmica, porque os ´professores não deram visibilidade as suas teses antes? Simples, nos anos anteriores não dava Ibope. Hoje, pelo menos, são 15 minutos de fama. E a grande mídia, já que jornalismo “virou” sinônimo de mídia, que transformou a tragédia e o resgate dos corpos num Reality Show, como se a população de Niterói, as famílias enlutadas e os próprios corpos fossem “atores do Big Brother".

Qual o papel social de uma TV ou grande mídia? Não seria também de se esperar de um veículo de massa sua contribuição social com campanhas de alerta sobre encostas e desabamentos, além do entretenimento e do lucro? Mais grave que a omissão social no jornalismo é a distorção dos fatos, como vem ocorrendo. É muito flagrante na TV o corte que é feito numa fala, indo para o ar, apenas o que interessa ao veículo.

Outra posição viciosa e comprometida da mídia é querer comparar a tragédia do temporal na cidade com as obras do Caminho Niemeyer. Lá atrás também o MAC sofreu uma saraivada de críticas e o tempo mostrou que “os do contra sempre” não tinham razão. O MAC, além de ser um símbolo turístico para o mundo, atrai divisas e gera empregos na cidade. Assim também será o Caminho Niemeyer, como é no Rio, o Sambódromo e tantos outros monumentos no Mundo. Os investimentos federais para o Caminho Niemeyer são verbas carimbadas, que não comprometem as finanças municipais. E, sem dúvida, será um dos maiores equipamentos turísticos do País, que atrairá divisas e gerará centenas de empregos. Bases importantes para a recuperação da cidade nessa fase crítica.

Se fosse levar em conta “os do contra sempre”, neste momento trágico”, o poder público teria que parar todos os serviços, os investimentos na educação e na saúde, no município. No entanto, é o momento de todos os setores estarem irmanados e funcionando voltados no atendimento às famílias vítimas dessa tragédia. A vida será sempre prioridade, e muito mais para essas famílias desalojadas e desabrigadas. Mas não é como pensam e agem alguns oportunistas, que usam a dor alheia para aparecerem, terem lucros ou usam politicamente a tragédia para se promoverem.


São os “urubus de tragédia”...

3 comentários:

  1. Olha Mario, entendo que vc precisa defender Jorge Roberto Silveira. Só não posso entender que você venha, por meio de blog, coisa pública, atacar as pessoas que tem outro ponto de vista acerca da responsabilidade dele como administrador municipal. Para seu governo, Jorginho tinha como saber sim, e deveria saber, aliás, era sua obrigação como prefeito ter conhecimento que aquilo ali era um lixão. Afinal, ele é niteroiense ou não? Sabe por que ele desconhece que ali era um lixão? Porque ele caga e anda para a zona norte desta cidade. Isto é fato. Ele sempre cuidou da zona sul - com peso para a Praia de Icaraí; e na região oceânica apenas as ruas dos amigos são conbtempledas com pavimentações e obras de melhorias, como o entorno do seu antonio, onde ela ia comer bacalhau com Brizola, e nas redondezas de onde mora Mocarzel, óbvio! O resto está abandonado. Ah, e agora como ele está morando lá em Camboinhas, deve estar dando umas guaribadas lá tb. Antes, era próximo ao MAC seu endereço residencial, então ele alavancou obras ali, dando algumas benesses aos amigos donos de construtoras. Jorginho é conhecido como aquele que não acorda cedo, não chega antes das 2 da tarde na Prefeitura, não sabe a quantas anda esta cidade e seus munícipes...Deu vergonha a atitude covarde dele no momento da tragédia e dias depois, vez que ele sequer apareceu logo assim, deixando espaço para Pezão e Marcio Fortes, ministro das Cidades, aparecerem e tomarem as providências que ele deveria ter tomado. Como estou na assessoria do Prefeito do Rio, quase pedi a Eduardo Paes para dar uma passadinha lá no Morro do Bumba tb, porque prefeito a gente não tinha. Digo isso com muita pena porque sempre votei nele, votei em João Sampaio, só não votei no merda do Godofredo. Mas hoje não voto em merda algum. Cansei desse papo de que Niterói é a primeira em qualidade de vida no Estado e a terceira no Brasil (era a quarta heim?). Tudo balela, tudo mentira, to cansada de ser enganada!!!!! E, por fim, quero saber onde anda aquele bando de merdas, dito os Notáveis de Niterói, que formam o tal Conselho???? Por que eles não andam pela cidade, digo pela cidade mesmo viu? não é Icaraí, Jardim Icaraí (outra palhaçada para as construtoras faturarem em cima da gente, com lançamentos imobiliários carésimos e de péssimo acabamento, ou seja, outra enganação com a gente) só não, entende? Tem que ir no Caramujo, Badu, Pendotiba, Sapê, Ititioca, Palmeiras, Morro do Céu, Engenhoca, Venda da Cruz, mas será que esses notáveis sabem onde ficam esses lugares??? Duvido. Os Notáveis sabem muito bem, meu caro Mario Sousa, embolsar uma grana firme todo mês e nada fazer. Se reúnem 1 vez por mês com nosso alcaide e ficam tomando uisquinho, entre outras coisitas más...enfim, nem preciso dizer mais nada porque você acompanha essa gente há tanto tempo quanto eu, que nasci aqui e tinha orgulho de dizer que morava aqui, hoje não mais...É isso.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito sensata a sua colocação sobre a tragédia que vitimou Niterói.A hora é de união diante dessa fatalidade imprevisível.

    Tetê

    ResponderExcluir
  3. Mario

    Estou enviando o seu texto para todos os meus amigos , através de e mails.Tenho certeza que Niterói vai voltar a sorrir e que tudo será resolvido para o bem das pessoas que sofrem nesse momento.
    Tetê

    ResponderExcluir