sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Festa da virada em Icaraí terá surpresa inédita no Brasil



A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, com o patrocínio da empresa Águas de Niterói, está programando uma grande festa de Réveillon na Praia de Icaraí, com três dias de música, um inédito show pirotécnico, jamais visto no Brasil, com 20 minutos de duração e muita tecnologia, além da apresentação das baterias das escolas de samba Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango, pela primeira vez juntas.

A festa na Praia de Icaraí começa no dia 29/12, das 10h às 23h, com o programa “Niterói Usina Cultural”, que terá apresentações de grupos de dança, artistas performáticos e grafiteiros, entre eles “Os Grafiteiros” e o “Com Rua”. O show do Bloco do Vigário encerra esta primeira noite.

No dia 30/12, das 20h às 22h30, será realizada a reedição do “Palco da Música Independente”, que foi um sucesso na véspera da virada ano passado. Nesta edição, haverá shows das bandas Plantai, Alex Martinho, Onda Livre, Lougo Mouro, Gilberto e os Caetanos, Sinfônica Ambulante, Drenna Rock e Celta 5.

No dia 31, noite do Réveillon, o palco em Icaraí vai receber uma séria de atrações. O show da virada será aberto, às 19h30, pela Banda VirtuReal; em seguida será realizado o show “Da Jovem Guarda ao Rock in Rio, Niterói uma viagem no tempo através do Rock and Roll”, que terá a apresentação de dois dos maiores grupos representativos das épocas: Goldens Boys e Detonautas.

Após os fogos de artifício, sobem ao palco, pela primeira vez juntos, componentes da Viradouro e da Cubango, as duas escolas de samba mais tradicionais da cidade, que prometem uma apresentação histórica, numa demonstração de união pelo samba e por Niterói. Fechando a noite em Icaraí, Gusttavo Clarão apresenta sucessos populares de todas as épocas.

Na Praia de Icaraí, haverá uma tenda, onde funcionará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do Evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Sistema de Trânsito e da Guarda Municipal. Haverá, também, na Praia, um posto de saúde, com 10 leitos climatizados e duas UTIs disponíveis para casos de emergência.

A Coordenadoria e o Posto de Saúde serão instalados na altura da Rua Lopes Trovão, rua esta, que junto com a Rua Pereira da Silva, servirá de rota de fuga para qualquer emergência médica ou do Corpo de Bombeiros. Ao lado do palco será montada uma tenda para crianças perdidas com recreadores especializados.

A Prefeitura de Niterói calcula que cerca de 500 mil pessoas participem da festa de Réveillon na Praia de Icaraí este ano. O número de ambulantes será restrito e será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e a instalação de barracas para venda de produtos de qualquer espécie. A Prefeitura também recomenda que as pessoas não levem bebidas em garrafas de vidro e fogos para a praia.

A logística para o Réveillon vai começar cedo, às 8h da manhã, do dia 31/12, com a Guarda Municipal coibindo a entrada de ambulantes na Praia de Icaraí e a partir das 15h, o trecho da Praia entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros será interditado. Agentes e fiscais de trânsito também estarão no local com reboques para retirando veículos estacionados em locais proibidos. A Praia de Icaraí deverá ficar fechada até às 9h do dia 1º, para que a Clin conclua o trabalho de limpeza. Para a festa da virada, serão instalados 200 banheiros químicos na Praia de Icaraí, o dobro do ano passado.

Posto Médico

Para atendimentos de emergência, será montado um mini-hospital, com 10 leitos climatizados, duas UTIs e ambulâncias, na praia de Icaraí. A estrutura vai contar com 25 profissionais, além de voluntários.
Os atendimentos mais graves serão encaminhados para o hospital Azevedo Lima.

Segurança

Na Praia de Icaraí, serão instaladas 8 torres de segurança em pontos estratégicos – 4 no calçadão para a polícia militar e 4 na areia com homens do Corpo de Bombeiros.

Cerca de 770 homens, entre policiais (420) e Guardas municipais (350), garantirão a segurança no Réveillon. O trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Gavião Peixoto, além de todas as ruas transversais desse perímetro receberão policiamento ostensivo. O esquema de segurança contará com viaturas e motos da Polícia Militar e a presença da Guarda Municipal.

O Corpo de Bombeiros terá 2 grupamentos de intervenções rápidas em postos avançados. Um em Icaraí (Rua Otávio Carneiro esquina com Rua Moreira César) e outro no Largo do Marrom, em Santa Rosa. Cada um desses postos contará com 9 homens, ambulâncias e viatura de combate a incêndios. A corporação terá o efetivo de 90 militares, que estarão de prontidão nas sedes do Centro (Rua Marques de Paraná) e de Charitas.

O Corpo de Bombeiros terá, ainda, homens espalhados por 4 torres de segurança montadas na Praia e com o apoio do 4º Grupamento Marítimo estarão com 2 botes com mergulhadores e guarda vidas fazendo a segurança e o socorro por mar.

Na Praia de Icaraí será montada uma tenda que abrigará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. A equipe da Operação Lei Seca, também, vai reforçar o esquema de segurança.

Show Pirotécnico inédito

Grande atração da festa da virada, a queima de fogos de Icaraí terá muitas inovações tecnológicas vindas da Itália e trará uma grande surpresa, jamais vista no Brasil, no fim do espetáculo, que terá a duração de 20 minutos. A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas acompanhem a festa na Praia de Icaraí.

O show terá cerca de 9 mil bombas, divididas em três balsas. O espetáculo contará ainda com uma variação maior de candelas romanas, peças de múltiplos disparos e de baixa intensidade acústica, que possibilita a formação de quadros pirotécnicos de grande amplitude, onde se observam efeitos de cruzamentos tracejantes e compassados nas candelas tipo cometas e múltiplas explosões de cor nas candelas tipo vulcão.

A queima de fogos será realizada pela Domberg Shows Pirotécnicos e terá o patrocínio da empresa Águas de Niterói, que investiu cerca de 700 mil reais no sucesso espetáculo.

No Mar

Para garantir a beleza do espetáculo e a segurança do público, como no ano passado, a Neltur providenciou coifas (blocos de concreto com correntes) para a amarração das três balsas, que promoverão a queima de fogos, acabando com a possibilidade de deslocamento dessas embarcações. Vale ressaltar que as balsas serão posicionadas por GPS a 500 metros da Praia, como determina a Capitania dos Portos.

Serão colocadas, também, bóias luminosas no mar, para indicar até onde as embarcações de passeio, que estiverem assistindo a queima de fogos podem ir.

Uma Corveta da Capitania dos Portos e 2 botes do Corpo de Bombeiros estarão nas águas de Icaraí para salvamentos.

Proibido

Ambulantes sem licença serão reprimidos desde cedo na Praia de Icaraí e nas ruas adjacentes, assim como pessoas com garrafas de vidro e fogos. Homens da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, montarão um bloqueio na Praça Araribóia para impedir a chegada de ambulantes provenientes de outros municípios.

Estará proibida, na Praia, a venda de qualquer produto em garrafas de vidro, carro de som, além de qualquer tipo de acesa (botijão de gás, churrasqueira com carvão, fogos etc).

A organização do evento pede para que as pessoas dos prédios da orla não soltem fogos em direção a areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário