terça-feira, 21 de agosto de 2012

Convite Especial



Você é nosso convidado Especial para participar do I Encontro do Fórum de Cultura de Niterói (FOCUN), no próximo dia 29 de agosto, às 19h30min, no plenário da Câmara Municipal de Niterói, quando serão apresentadas propostas para políticas públicas voltadas para a área da Cultura.



Vamos apresentar nossas propostas e ouvir dos candidatos a prefeito o compromisso que eles têm para a Cultura de Niterói.



O primeiro candidato convidado para o Encontro é Felipe Peixoto (PDT). Em seguida, em datas ainda a serem marcadas, os outros candidatos serão agendados.



Compareça! Sua presença é fundamental e decisiva para mudar, revitalizar e definir quais políticas públicas que queremos no universo cultural de Niterói.







FOCUN - Fórum de Cultura – Niterói





Fórum de Cultura permanente de Niterói





A riqueza e a diversidade cultural de Niterói são de dimensões incalculáveis. A cidade apresenta uma variedade de patrimônios naturais, prédios históricos, fortes, centros, ateliês, academias de dança, academias de Letras, cenáculos, museus, sociedades, teatro, e uma vastíssima presença de artistas e produções em todas as áreas artísticas. Não há uma só vertente da cultura em que o município não tenha esta veia criativa.



Na dança, o município é conhecido pelo expressivo número de academias de dança e de movimentos. Não é por acaso que daqui saíram grandes nomes internacionais da dança e a cada dia novos talentos se revelam como os grupos de dança de rua, com vários prêmios acumulados.



No setor de Teatro, o ciclo começa com os autos jesuíticos, a presença de grandes nomes revelados e movimentos que marcaram época nos anos 70/80 até o novo panorama reiniciado com o Fórum de Artes Cênicas de Niterói, no Teatro Municipal. O próprio Municipal é um destaque pela restauração ali feita. Lembremos também do Teatro Leopoldo Fróes, como espaço alternativo de grande importância para a cidade.



Na Música, o município tem uma versatilidade de estilos, referências de grandes nomes e movimentos.



No Cinema, a UFF sempre foi referência com a escola superior de Cinema e as produções alternativas ali realizadas.



Nas Artes Plásticas, o ciclo passa pela riqueza dos pintores acadêmicos até a arte contemporânea. Neste sentido, Niterói tem o privilégio de ter museus como o Antônio Parreiras, que representa o símbolo de uma época preciosa da Arte Acadêmica até o símbolo da arte universal contemporânea como o MAC.



Na Literatura, a linguagem é ampla, diversificada e amadurecida, passando pela Academias de Letras, Cenáculos e movimentos como Salão de Leitura e Poesia falada.



Niterói é rica em manifestações espontâneas, populares e artesanais. Destaca-se, também, o contraste entre o antigo e o moderno com seus patrimônios históricos : as igrejas históricas, como a de São Lourenço, marco da fundação de Niterói; a Ilha da Boa Viagem; o novo e ousado MAC , e o Caminho Niemeyer.



A Cultura tem o caráter transformador, transgressor e livre na concepção de cada artista, mas também se insere numa economia de mercado que cresce em todo o mundo, são mais de 300 milhões de empregos. No Estado do Rio de Janeiro, a empregabilidade na área cultural ultrapassa 500 mil pessoas. Em Niterói, já chegamos na marca aproximada de 30 mil pessoas. Além de seus conceitos estéticos, a Cultura impulsiona mudanças, provoca o desenvolvimento e gera empregos.



Acreditamos que é preciso debater os conceitos de Cultura e sua diversidade, pluralidade, relação com o mercado, a produção independente e a indústria cultural - como um exercício de cidadania - para que a cidade seja mais plural, acessível e sustentável.



O FOCUN, Fórum de Cultura de Niterói, pretende ser uma espaço de debate para buscar alternativas e propostas para definição de uma política cultural na cidade, ouvindo todos seus segmentos e a sociedade de modo geral.



O Fórum é um espaço livre de idéias e discussões, aberto a todos os artistas, empreendedores e produtores culturais, instituições e a quem se interessar pela cultura na cidade.



O Fórum pretende ter clareza, através de um levantamento ( censo), de como se processa o universo cultural no munícipio com seus artistas, produtores, críticos, pesquisadores, grupos, companhias, etc...



A discussão é ampla, diversificada e democrática. O Fórum está criado e aberto.



Convocamos a todos os interessados pela Cultura da cidade a para participarem do I Encontro de Cultura, que será realizado no dia 29 de agosto, às 19h30min, na Câmara Municipal de Niterói.



Neste sentido, o Fórum pretende reunir os três candidatos a prefeito de Niterói para saber de suas propostas para a Cultura e também para que recebam e se comprometam com os projetos apresentados por todos os segmentos culturais presentes no Forum, visando a consolidação de políticas públicas nesta área.

Compareça!



Sua presença é fundamental e decisiva para mudar, revitalizar e definir quais políticas públicas que queremos no universo cultural de Niterói.



Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário