sábado, 25 de abril de 2009

NOVAS ALIANÇAS

Os do contra sempre questionam o fato de Jorge Roberto Silveira chamar os petistas e peemedebistas para comporem com sua administração. O discurso é o mesmo: "mas eles eram inimigos... e agora são amigos?", "E o péssimo governo de Godofredo que foi tão criticado?" e por aí vai.

Jorge é coerente quando expõe claramente sua crítica a administração anterior, como também fez na campanha eleitoral. No entanto, os momentos são outros. Jorge não está mais em campanha. Ele, agora, é o prefeito de todos, independente de siglas partidárias. Sua política nunca foi criar inimigos políticos. A meta é a governabilidade numa harmonia com a Câmara de Vereadores, com a legitimidade dos 18 vereadores eleitos por vários partidos.

Jorge sempre pautou sua administração e seu jeito de governar para todos e com maior leque de aliados possível. Só quem não se incorpora são os ultra-radicais, sem perspectiva de poder e por falta de ações concretas de avanços sociais.

Por outro lado, o município não é um ente federativo isolado do contexto estadual e nacional. O próprio governador do Estado, que não apoiou Jorge, foi o primeiro a sinalizar parcerias com a Prefeitura de Niterói. No âmbito nacional, o PDT, partido de Jorge Roberto, é aliado do presidente Lula. E mais, o Ministério, que em tese deveria ser do PT, o Ministério do Trabalho, foi dado ao PDT, hoje tendo como ministro, o Carlos Lupi, presidente licenciado do Diretório estadual e nacional do PDT. São alianças republicanas que estão acima de questões pontuais locais.

Esta sintonia entre município, Estado e Governo Federal, independente das questões partidárias, é extremamente positiva para Niterói e, principalmente, para a melhoria da qualidade vida de sua população.

OS NOVOS

Na foto: Tânia Rodriguês, Marcos Gomes, Wolney Trindade, Tetê Suzuki e Estela Prestes


Na reforma administrativa anunciada pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, surgem novos secretários e subsecretários no Governo. Tânia Rodrigues é cotada para a Secretaria de Acessibilidade; Kátia Paiva, ex-secretária de Godofredo Pinto, deve ser a Secretária de Assistência Social, na cota do PT; Marcos Gomes (PT) pode assumir a Secretaria de Projetos Especiais; Wolney Trindade (PMDB) pode ser o Secretário de Controle Urbano; o vereador Cal deve ir para a Secretaria Naval; Pedro Castilho, secretário do PTB, vai assumir a Secretaria do Centro; Tetê Suzuki, Estela Prestes e Haroldo Enéas estão cotados para o Cerimonial; Erick Bermudes, do DEM, pode ser o secretário do Consumidor; Fernando Guida deverá ser o secretário de Sustentabilidade; Kátia Carmo assume a subsecretaria de Planejamento Cultural; e Jayme Suzuki pode ser o subsecretário de Segurança.

NOTAS...

Alaôr homenageado
O deputado Comte Bittencourt (PPS) elaborou Projeto de Lei que concede o nome de Alaôr Scisinio à Rodovia RJ 152, que liga Cantagalo ao distrito de Laranjais, em Itaocara. Alaôr Scisinio, itaocarense, nasceu em Janeiro de 1927, foi professor das faculdades de Direito da UFRJ, da UFF e da SUESC. Foi Procurador Geral do Município de Niterói, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, Conselheiro da OAB, além de integrar várias entidades culturais. Publicou também vários livros, entre eles "Itaocara – Uma Democracia Rural". Sua publicação mais conhecida é o livro "Dicionário da Escravidão". O intelectual itaocarense faleceu no ano de 2000.

Câmara de Artes
A próxima reunião da Câmara de Artes Cênicas será no dia 27 de abril, às 19h, na Rua Noronha Torrezão, nº 281, em Santa Rosa. Quem convida é Cida Palmeirim, Suplente da Câmara de Artes Cênicas. De acordo com Cida, as Leis existem para auxiliar o cidadão e precisamos tê-las como mecanismo de auxílio ao nosso trabalho. Os aparelhos culturais têm que ter regras, editais e transparências para assim, atender a demanda, democraticamente, de toda a classe.

Destaque
A escritora niteroiense Belvedere Bruno é uma das participantes da décima edição de "O Conto Brasileiro". A iniciativa é da RG Editores, que destaca o projeto como o mais importante lançado no país nos últimos anos, por incentivar a literatura nacional.

Conquistas
A Sala dos Advogados, com 10 computadores de última geração, televisão, fax, internet e livros jurídicos, será inaugurada no dia 22, às 11h, no Fórum Estadual Desembargador Enéas Marzano. A conquista é fruto de uma parceria entre a OAB/Niterói, OAB/RJ e o Tribunal de Justiça do Estado. Já às 14h, será inaugurada a reforma da Sala dos Advogados do Fórum Regional Desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes, em Pendotiba, e às 16h, as novas dependências administrativas no 8º andar da OAB de Niterói.

Em Copacabana
A nossa maior dançarina e professora de Dança de Salão, Solange Dantas, abriu uma filial de sua Academia Solange Dantas, em Copacabana. Com menos de 15 dias de funcionamento já está bombando de alunos. Solange está arrebentando como dançarina na novela global Caminho das Índias.

Ponto de encontro
O restaurante do Hospital Santa Cruz tem sido pronto de encontro de políticos, por lá circulam figuras de peso como o ex-vereador Wolney Trindade, o ex-vereador Renê Barreto, o vereador Felipe Peixoto e o subsecretário de Direitos Humanos, Henrique Viana.

Olimpíada
Eduardo Caminha, secretário de Esportes, está se articulando para que Niterói possa ser uma alternativa de jogos, caso o Rio venha sediar as Olimpíadas de 2016. No sábado, vai acompanhar o Comitê Olímpico Internacional, em visita ao Rio.

Notas...

Trabalhando


O líder político Jayme Suzuki (foto), enquanto aguarda o chamado do prefeito para colaborar com a cidade, trabalha em seu Instituto, no bairro do Cafubá e cuida, com carinho, da inauguração de uma igreja evangélica na Região Oceânica. Ex-candidato a vereador do PSC, Jaime participou da equipe de transição de Jorge, na área de Segurança Pública.

Arte-Educação
A Universo está com inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação em Arte-Educação. O curso com vagas limitadas, Lato Sensu, é reconhecido e preparatório para Mestrado e Concurso. Informações na Rua Marechal Deodoro, 2623, Bloco B, terceiro andar ou pelo telefone 2138-4911.

NOTAS...


Adriana Ancelmo visita Pestalozzi

Na foto: Adriana Ancelmo e Lizair Guarino na Pestalozzi


Adriana Ancelmo, primeira dama do Estado, garantiu, durante visita à Associação Pestalozzi de Niterói, que vai lutar para que o Estado do Rio, a exemplo do Espírito Santo, Bahia e Paraná, assine um convênio de cooperação com as instituições que atendem as pessoas portadoras de deficiência, como o caso da Pestalozzi de Niterói. Adriana Ancelmo, que durante duas horas percorreu todas as unidades de atendimento da instituição em Pendotiba disse que o Estado do Rio tem que estar sempre na vanguarda.

A Presidente da Pestalozzi, Lizair Guarino, entregou à Primeira-Dama uma cópia do convênio celebrado entre o estado do Paraná e as associações Pestalozzi daquela região, que garante o repasse de merenda escolar, material didático e funcionários do Estado para trabalhar nas escolas especializadas da instituição.

Novo presidente
O tradicional Country Clube de Niterói tem novo presidente eleito, Alfredo Schnetzler. Os novos gestores prometem realizações para a melhoria do clube e para atender seus associados. No último dia 3, a sede do Country, em Pendotiba, foi pequena diante do número de associados e convidados para a festa de posse da nova Diretoria, que tem na presidência Alfredo Schnetzler e na vice-presidência Alfredo Camargo. Foi uma noite de muito glamour. Entre os presentes, Eduardo Caminha e Rosana, Sérgio Werneck, presidente da AABB e Marcos Nelson, presidente do Clube Central.

Título
O Vereador Carlos Macedo homenageou o Pr. José Wellington Bezerra da Costa com entrega de Título de Cidadão Niteroiense, medalhas José Cândido de Carvalho e José Clemente Pereira. Na foto, o vereador com seu filho Pablo e o Pr José Wellington.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS

Guga Galo dirige nova leitura dramatizada

O Fórum de Artes Cênicas vai realizar a segunda leitura do Ciclo de Leituras Dramatizadas, com a peça ",O Sétimo Dia", de Ari Chan, no dia 27 de abril/2009 , segunda-feira, às 19h, na Sala Carlos Couto (Teatro Municipal), Rua 15 de Novembro, 30, centro de Niterói. Entrada Franca. Capacidade 60 lugares.

A segunda leitura será dirigida por Guga Gallo e estão no elenco, os atores Isaac Bardavid (Personagem: Avrum), Stella Fracho (Personagem: Rosa), Artur Marinho (Personagem: Isaac), Victor Vieira (Personagem: Mário), Diego D`Marchi (Personagem: Dr. Mauricio), Amanda Gonçalves (Personagem: Mara), Pablo Rossken (Personagem: Marcos), Aloana Gallo (Personagem: Nair), Bianca Dantos (Personagem: Sanny), Luca de Medeiros (Personagem: Sá Francisco), Francisco Joseh Falcão (Personagem: Manoel)

O espetáculo, se passa em uma vila, onde seus moradores , na maioria judeus, tradicionalíssimos, seguem à risca as tradições judáica. Na espera do sábado,dia que não trabalham, ficam com seus familiares para orarem, são surpreendidos.pela visita de mortos, que ali foram para resolverem pendências passadas.

Aplaudidos de pé

A Sala Carlos Couto- Teatro Municipal - foi pequena para abrigar o número de pessoas que foi assistir a leitura Dramatizada da peça " Sábado em Dia de Aleluia", texto de Martins Pena, dirigida por Antonio Carlos De Caz, que deu início ao Ciclo de Leituras Dramatizadas. No final, o diretor Antonio Carlos De Caz e o elenco foram aplaudidos de pé.

A escolha da peça de Martins Pena para abrir o Ciclo de Leitura foi uma sugestão do Secretário de Cultura, Claudio Valério, pela relação entre o dramaturgo e o diretor teatral, João Caetano, que tem uma história no Teatro Municipal.

A realização do Ciclo de Leituras Dramatizadas é da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação de Arte de Niterói, Coordenação de Teatro e Fórum de Artes Cênicas, com apoio do Teatro Municipal e Sala Carlos Couto.

quinta-feira, 9 de abril de 2009