sábado, 9 de maio de 2009

Uma artista em destaque











Neyde Noronha, poesia da cor na Aliança Francesa


A artista plástica niteroiense Neyde Aa Noronha, destacada internacionalmente e reconhecida pela crítica por sua linguagem contemporânea, faz vernissagem da exposição " Poema, Cor, Natureza", no dia14/maio, às 19h, na Galeria 52, na Aliança Francesa de Niterói, Rua Lopes Trovão, 52, Icaraí, Niterói. Tel. 26103966. A exposição ficará aberta até o dia 13 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e no sábado, a visitação será de 8h30min às 12h30min. Entrada franca.




Nesta exposição, Neyde no seu inconsciente e estilo abstracionista mostra o seu amor pela natureza, com imagens que lembram plantas, folhas e até a beleza exuberante das árvores na Amazônia, num olhar como se estivesse vendo de cima a geografia da imagem das mesmas.




Neyde afirma que este é um momento especial , onde expôe sua relação com a natureza e suas pinturas vão surgindo com suas pinceladas nas lembranças de seu dia-a-dia de convivência com as plantas, com o verde da Serra e do seu próprio jardim onde vive.




Quando esteve em 2007, em Barcelona, na Espanha, no quente verão de agosto na Europa, via pela TV as queimadas na Amazônia e um grande incêncio nas Ilhas Canárias, na Espanha. Estas lhe sugeriram a partir de então um forte impacto transportando-as para as suas obras, sendo que algumas delas lá ficaram a pedido de um colecionador.




Neyde Aa Noronha já fez 11 individuais e participou de mais de 30 mostras e coletivas em várias cidades do País, com trabalhos em Portugal, França, Alemanha, Canadá, Suíça e Itália. Participou como artista convidada com trabalhos na novela "Explode Coração" da TV Globo.




Artista plástica, uma sensível poetisa, que começou estudando na Escola deArtes Visuais do Parque Lage, no Rio, além de ter tido vários mestres como Esthefânia Monteiro, sua primeira mestra. " Sempre fui muito inquieta, curiosa e insistente nas minhas buscas de informações, principalmente sobre qualquer tipo de arte", diz Neyde.




A criação, segundo Neyde, é tão ampla como viver – como um fio de uma imensa malha. As descobertas que fazemos durante o trabalho ou os momentos intuitivos da inspiração nos apontam novos rumos, novas soluções, ocorrendo justamente quando delas precisamos, no que se refere ao acaso da criação, destaca.




Simples, mas exigente como criadora, Neyde sempre buscou o aperfeiçoamento com vários mestres até encontrar o seu caminho de criar com peso e originalidade nas cores. O escritor, poeta e crítico Fernando de Aviz escreveu que " a pintura de Neyde, na ilusória dominância dos tons verde evioláceo, absorve a sublime magia de retratar o arco-íris do grande sonho humano: colorir-se de natureza.




E acrescenta: " entre gradações sucessivas de tonalidades, somos conduzidos pelos maravilhosos pincéis de Neyde ao esperado Éden: o ideal, possibilidade de interpretação do real. Mas e o real intangível – de vez que a realidade é palpável – as tintas de Neyde conseguem exprimir o ser-tempo diante do complexo " ter espaço".




O jornalista e crítico Mário de Sousa ressalta que Neyde Noronha é a poeta da cor. "Na precisão ou imprecisão da palavra poeta ou do olhar do poeta, que ousa, que transgride, que revela sensibilidade, sem o ranço parnasiano e sem o saudosismo romântico, Neyde é cirúrgica na sua variedade de cores que nos remete a sua originalidade, a sua criação e a sua condição de artista.




"Não há como enquadrá-la num movimento impressionista da cor ou no surrealismo das formas, em Neyde Noronha, afirma Mário, há sempre uma ruptura, um contraste novo, que nos leva a vários olhares e a reflexão do seu fazer artístico. Sua arte tem ritmo, tem técnica e se firma e se afirma por si só. Neyde é uma artista contemporânea", destaca.




Neyde Noronha já recebeu vários prêmios e condecorações. Entre suas exposições, destacam-se no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; OsMestres, na CERJ; Galeria da UFF; Museu do Ingá; Mostra de Arte ABD/Rio;Arte Internacional do Séc XX (Rio); Circuito Internacional de Belas Artes (Oslo, Barcelona, Lisboa, Hamburgo, Londres e Copenhague); FeiraLuso-Brasileira (Riocentro).




. Contato com a artista: 99984597








Um comentário:

  1. Mario Sousa, você é um amigo que conservo com muito carinho em minha vida tanto profissional como pessoal como amigo de longa data. Saiba que o admiro muito e conservo a sua lealdade com muito carinho. Admiro a sua caminhada jornalística e observo cuidadosamente toda esta trajetória de sucesso, desejando-lhe sempre o melhor. Abraços, Neyde

    ResponderExcluir