quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Acesso a Fortaleza Santa Cruz


Ação integrada para melhorar o acesso a Fortaleza de Santa Cruz

Representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Niterói (Turismo, Trânsito, Posturas e Urbanismo) e da Fortaleza de Santa Cruz resolveram verificar, na prática, os problemas que afetam o acesso ao complexo militar e turístico, a Fortaleza de Santa Cruz, no bairro de Jurujuba, às 10h, deste sábado, dia 14 de fevereiro, para em seguida formalizarem um planejamento em conjunto.

Esta decisão foi tomada, no dia 11/02, pela manhã, durante encontro entre o Comandante da Fortaleza de Santa Cruz, o General João Camilo Campos, o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad, o presidente da Nit Trans, Sergio Marcolini e o subsecretário de Transportes, Ademar Reis.

De acordo com Comandante da Fortaleza, "nos dias ensolarados, principalmente nos finais de semana, carros estacionam irregularmente, fazem bandalhas e não respeitam a sinalização e a avenida que dá acesso ao complexo militar fica impraticável".

O general também lembrou que faltam banheiros nos pontos finais dos ônibus, que circulam por Jurujuba, obrigando os motoristas e passageiros a fazerem a via pública de banheiro. A Fortaleza de Santa Cruz, com toda esta dificuldade de acesso, é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade - ficando apenas atrás do MAC - e recebe em média 5 mil visitantes por mês. Esta demanda, acrescentou o comandante, vem crescendo a cada mês.

O presidente da Neltur, José Haddad, lembrou que nenhuma política de turismo dá certo sem que haja infra-estrutura, que atenda primeiro os moradores da cidade. Haddad destacou que o prefeito Jorge Roberto Silveira está há pouco mais de um mês no Governo e que sua primeira preocupação foi com o ordenamento urbano na cidade, que já apresenta resultados bastantes significativos.

Em relação ao acesso ao bairro de Jurujuba e a Fortaleza de Santa Cruz, Haddad destacou a necessidade de investimentos em infra-estrutura receptiva, pois o que é um grande ponto turístico da cidade, pode se tornar um anti-produto para o turismo local, caso os problemas continuem, ponderou. "O Governo Municipal e no caso, a Neltur, só trabalha com esta perspectiva de órgãos integrados, pois o Turismo e a própria cidade exigem esta ação harmônica", ressaltou o presidente da Neltur.

Haddad falou também sobre o projeto para a construção de um teleférico entre a Fortaleza de Santa Cruz e o Forte do Pico, além da instalação de um Centro de Informações e uma sala audiovisual, para contar a história dos fortes da cidade, dentro do complexo. Mas lembrou que é fundamental resolver a questão da acessibilidade.

O presidente da Nit Trans, Sergio Marcolini, reconheceu a falta de agentes de trânsito em Jurujuba e prometeu destacar profissionais motorizados para o bairro, já a partir deste sábado. Marcolini, disse ainda, que há um projeto para a construção de um pequeno terminal rodoviário em Charitas, evitando que os ônibus façam ponto final em Jurujuba. "O transporte coletivo em Jurujuba deveria ser feito através de microônibus", completou.

Também participaram da reunião: a diretora de Turismo da Neltur, Cristina Bravo, o diretor de Eventos do órgão, Luiz Fernando Abelha, o gerente do restaurante Zéfiro, Julio Martinez, o engenheiro de trânsito da Prefeitura de Niterói, Sérgio Bello e o representante da Fiscalização de Posturas, Jair Amaral.
Na foto (acima): O presidente da Neltur, José Haddad e o general João Camilo Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário