terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

UMA NOVA POSTURA NA CULTURA


Artistas de teatro apresentam propostas ao secretário de Cultura

Um ciclo de leitura de peças teatrais será o primeiro evento a ser realizado na parceria formalizada entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Fórum de Artes Cênicas de Niterói. A proposta foi fechada no encontro entre o novo secretário de Cultura, Cláudio Valério, acompanhado do superintendente da FAN, Francisco Aguiar e a Comissão do Fórum, representada por Elyzio Falcato, Mário Sousa, Antonio Carlos De Caz, Lúcia Serrone e Eduardo Hoesller, na sede da Secretaria.

No encontro, o secretário recebeu um documento com 21 propostas, que foram aprovadas nos vários encontros da classe teatral no Fórum de Artes Cênicas. Entre as propostas estão a criação de uma coordenação de Teatro, a criação de uma Comissão na estrutura da Secretaria e agenda no Teatro Municipal para as companhias da cidade. Propostas bem aceitas pelo secretário, que se comprometeu também em ampliar o Núcleo Niterói de Arte para a área teatral.

Os profissionais de teatro consideraram extremamente positiva a reunião e elogiaram a postura do novo secretário de Cultura, que reconhece a lacuna na estrutura da Secretaria de um setor voltado para o teatro. Os integrantes do Fórum ficaram surpresos e mais esperançosos ao saber que Cláudio Valério, além de ser um cientista na área da preservação e restauração e artista plástico, sempre foi um profissional de teatro, com vários prêmios de cenografia e que participou ativamente do movimento de Teatro Marginal nos anos 70 no Rio de Janeiro.

Cláudio Valério também foi responsável pela restauração do Solar do Jambeiro e do Teatro Municipal.

Um comentário:

  1. Mário ...
    Nomear Cláudio Valério Texeira, para Secretário de Cultura foi, sem dúvidas, uma das ações mais inteligentes de Jorge Roberto Silveira ... Conheço Cláudio, desde a época
    que ele fazia parte, da equipe de Alcídio Mafra, no Museu de Belas Artes do Rio,
    por volta de 1983... Sempre atento a tudo,
    profissional sério e competentíssimo, participou, com empenho, em todos os projetos que desenvolvi, junto ao Museu, enquanto fui diretora do CCPCM.
    Admiro, muito, Cláudio Valério e já fui, pessoalmente, dizer isso para ele.
    Niterói cresce, muito, com essa nomeação ...
    Mas ... Niterói merece !!!
    Um abraço carinhoso.
    Maria Libia de Mello Assef

    ResponderExcluir