sábado, 5 de novembro de 2011

Homenagem a Dom Alano



Dom Alano recebendo a homenagem do vereador Padre Ricardo (Foto: Sérgio Gomes)
Dom Alano Maria Pena, arcebispo de Niterói, recebeu a Medalha José Clemente Pereira, por iniciativa do vereador Padre Wilde Ricardo, no último dia 4/11, na Catedral São João Batista, pela comemoração do Jubileu de Ouro de sua ordenação sacerdotal.

Dom Alano, através de seus trabalhos pastorais e por todos esses anos de dedicação à frente da Diocese de Nova Friburgo e da Arquidiocese de Niterói, tem sido verdadeiramente um Benemérito para o Estado do Rio de Janeiro, em defesa da vida, da dignidade e promoção humana, num pastoreio de serviço.

Conselho de Cultura


O Conselho municipal de Cultura não devia ter víeis partidário. Política de Cultura não pode ser confundida com proposta de um segmento partidário. Por isso, uma assembléia do Conselho não deveria ser feita no gabinete do vereador Leonardo Giordano (PT).

Bloco da Imprensa


O Bloco da Imprensa de Niterói escolhe, neste sábado, dia 5 de novembro, o seu novo nome. A disputa promete ser bastante acirrada: nada menos que 55 sugestões de nome foram apresentadas. Os componentes da agremiação carnavalesca vão se reunir no Clube Fluminense de Natação e Regatas - na Rua Silva Jardim, perto do Mercado São Pedro, na Ponta d’Areia, das 15h às 19h, para votar. A apuração será imediata. Se houver empate, marca-se segundo turno.

Saúde Itinerante


O bem-sucedido e pioneiro projeto “Saúde Itinerante” lançado pela OAB Niterói, com o apoio da Caarj, aportará, dia 7, na Sala dos Advogados do Fórum de Pendotiba, das 10h às 18 horas. O projeto consiste na realização de plantões quinzenais nos fóruns da cidade para checar o nível de glicose e pressão arterial dos advogados, funcionários e também dos magistrados.

Absurdo


Um idoso passava pela calçada da Avenida Amaral Peixoto quando foi interpelado por dois jovens de duas lojas de empréstimo de dinheiro. Os dois, com folhetos das lojas, de forma abusiva e violenta, agarraram o senhor pelos braços e tentaram levar para as lojas. O homem assustado com tamanha violência passou mal e desmaiou na calçada.

Royalties são nossos!!!


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai ganhar um presente do Legislativo do Rio. O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS-RJ) fez uma Moção de Repúdio ao senador, que apresentou o substitutivo que muda a distribuição de royalties e prejudica principalmente os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Niterói ganha destaque e respira América do Sul


Em pleno mês de comemoração pelos seus 438 anos, Niterói vira destaque por todo País e com o povo todo da América do Sul voltado para cá. No próximo dia 5, a cidade recebe de braços abertos centenas de artistas e personalidades dos países da América do Sul. É o Encontro com a América do Sul. Entre os destaques: no dia 5, na praia de Icaraí, o grupo de dança peruano Surindavi; no dia 20, a grande noite musical, também na Praia de Icaraí, com Milton Nascimento e a cantora Suzana Baca, ministra de Cultura do Peru. Já no dia do aniversário da cidade, 22 de novembro, também na Praia de Icaraí, se apresentam Paulinho Moska e o argentino Kevin Johansen.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, que já realizou outros encontros internacionais como de Cuba, Espanha,Portugal, Japão, Itália, no total de 6, afirma , entusiasmado que os Encontros Internacionais realizados há duas décadas, em Niterói, viraram uma referência de diálogo, uma rede de cumplicidade mútua, de sólidas relações intergovernamentais, de reencontro, resgate, de redescoberta de identidades culturais e de compartilhamento entre povos. Agora, chegou a vez da integração sul-americana. "Compartilho com a população, com orgulho, esta rica diversidade de nosso continente, construindo esta identidade fundamental para nos reconhecermos sul-americanos e latinos", afirmou.

O Secretário de Ações Estratégias, Marcos Gomes, coordenador geral do evento, fala com otimismo do evento. "Nosso trabalho valeu apena. Niterói se consolida ainda mais como uma referência de cidade cultural. A grandiosidade desse evento, além desse compartilhamento de várias culturas, impulsiona a economia e o turismo no município. Por outro lado, a população de Niterói merece vivenciar toda a beleza", diz Marcos.

Outro importante evento que faz parte do Encontro, é o Fórum sul-americano de Turismo e Negócios, que será realizado nos dias 7 e 8, no Instituto La Salle, reunindo gestores de todos os países do Continente. Durante o Fórum, no dia 8, às 15h, será realizado o Painel com o tema "O Impacto da Mídia e a importância da Comunicação no Turismo da América", com a presença de jornalistas. "Pela primeira vez Niterói vai compartilhar experiências e debater propostas de turismo com gestores e jornalistas especializados", destaca José Haddad, presidente da Neltur.

A cidade também é foco internacional com a inauguração, no dia 7, no Caminho Niemeyer, da Niterói Naval Offshore, com exposições das principais indústrias do setor como Estaleiro Atlântico Azul, Mauá, Enavi, Sebrae, Firjan e Sebrae."Eventos como Niterói Naval Offshore contribuem para a qualificação profissional do setor, com a participação de universidades e instituições de pesquisa e tecnologia", afirma Raymundo Romeo, Secretário de Ciência e Tecnologia.

Além desses grandes eventos, a companhia aérea TAM está no ar com um filme produzido com as belezas da cidade. O publicitário Nizan Guanaes, da Folha de São Paulo, em artigo assinado, ressaltou a qualidade de vida de Niterói e os índices alcançados pelo município. E a revista VEJA desta semana, numa ampla reportagem focando todo País, destaca Niterói como uma das 35 cidades de melhor condição para se viver, ressaltando os índices conquistados nas áreas de saneamento, educação e saúde e destacando sua renda per capta acima de 2 mil reais.

Neltur contrata Jovem Aprendiz do Projeto Grael



Axel Grael, José Haddad e a “jovem aprendiz” Juliana Baptista
Parceria entre a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e o Instituto Rumo Náutico garante primeiro emprego para “jovem aprendiz”, que fez cursos de capacitação do Projeto Grael. O contrato foi assinado pelo presidente da Neltur, José Haddad, na manhã desta terça-feira (1º/11), na sede da Empresa, em ato que contou com a presença do presidente do Instituto Rumo Náutico, Axel Grael, da diretora administrativa da Neltur, Dina Feijó, além da jovem aprendiz contratada, Juliana Baptista. Na ocasião, o presidente da Neltur anunciou, também, que o Projeto Grael será incluído na grade de equipamento turístico do município.

Para José Haddad, a iniciativa atende a legislação federal, que permite a contratação de “Aprendizes”, possibilitando ao jovem ingressar no mercado de trabalho. “Baseados na Lei, praticamos cidadania e reconhecemos o sério trabalho do Projeto Grael, pinçando de lá uma jovem talentosa”, disse Haddad. “Que este exemplo possa servir para inspirar outras empresas a fazer o mesmo”, completou.

O presidente do Instituto Rumo Náutico, Axel Grael, destacou a troca positiva entre as duas entidades. “A Neltur abre caminho profissional para uma de nossas jovens, enquanto nós cedemos uma de nossas alunas mais capacitadas”, ressaltou Grael.

Grael lembrou, ainda, da grande vocação de Niterói para o turismo náutico. “Temos uma das Baias mais belas do mundo, além de um porto abrigado, assim podemos atrair um grande contingente de velejadores e turistas para conhecer e usufruir do que Niterói oferece”, afirmou.

Para Juliana Baptista, de 22 anos e moradora do Largo da Batalha, os cursos do Projeto Grael foram muito importantes para a sua formação. “É um aprendizado para toda a vida”, disse a jovem.

Parceria ampliada

Durante o encontro, atendendo a solicitação do Instituto Rumo Náutico, o presidente da Neltur, José Haddad, anunciou que o Projeto Grael será incluído na grade de equipamento turístico do município. “Vamos levar os turistas e visitantes para conhecer de perto o Projeto Grael e incluí-lo na nossa folheteria de divulgação turística.

Para Grael, esse é o reconhecimento de um projeto que tem muito para mostrar, atraindo cada vez mais jovens carentes.

Axel lembrou que as matrículas para o primeiro semestre de 2012 já estão começando a ser preparadas e logo estarão abertas. Para se candidatar o jovem deve ter entre 9 e 24 anos e ser aluno ou ex-aluno de escola pública ou aluno bolsista de escola particular.



Especialistas denunciam os problemas causados à saúde pelo uso de anabolizantes



A professora Tatiana Santos, a Pro-Reitora, Jaína Santos, a professora Simone e a professora Rosane Pereira, durante o Seminário realizado na Universo

Profissionais de diversas áreas, professores de Educação Física, psicólogos, pedagogos, denunciaram o uso crescente de anabolizantes, em sua maioria por jovens e atletas e os danos causados à saúde pelo consumo de esteróides. O assunto foi tema de debate, no último dia 25/10, durante o seminário “O Uso de Anabolizantes e a Imagem do Corpo no Século XXI”, na Universidade Salgado Oliveira (Universo).

O Seminário foi coordenado pela professora e mestre em Educação Física, Simone Gomes, e promovido pela gestão de Educação Física da Universo. Segundo Simone, há um consumo crescente de anabolizantes, principalmente, entre os jovens, todos em busca de um corpo ditado pela indústria cultural e pelo desejo de alcançar uma imagem de si do tipo fast food, com um mínimo de esforço, como um "passaporte social" para adquirir fama, parceiros sexuais e prestígio pela forma do corpo. “Os danos para a saúde são irreversíveis na medida em que ao consumir anabolizantes, o sistema nervoso central deixa de produzir naturalmente os hormônios que são injetados”, ressaltou Simone.

Inclusão social do cego será tema de debate na Afac

 A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) realiza no dia 10 de novembro, a partir das 9h, a II Jornada Reabilitar e Habilitar para Incluir: Um Percurso. Na ocasião, serão discutidos assuntos referentes à acessibilidade, mobilidade e inclusão social do deficiente visual.

A ideia é inserir os participantes dentro do cotidiano dos cegos. Para isso, os profissionais da AFAC realizarão experiências sensoriais dentro de uma sala com quatro ambientes. Com tarja nos olhos, o grupo procurará identificar objetos e alimentos através da audição, do tato e do olfato, além de tentar executar tarefas do dia a dia, como, por exemplo, servir um café.

A AFAC fica na Rua Padre Leandro 18, Fonseca (Ponto Cem Reis), em Niterói (RJ).

SENAI Niterói amplia unidade para atender indústria Naval e Offshore


A Unidade Operacional do SENAI Niterói, localizada no Barreto, inaugura, no dia 09 de novembro, às 11h, estrutura que irá atender a demanda de mão de obra da indústria Naval e Offshore do Rio de Janeiro.

Com a ampliação da unidade, o SENAI Niterói vai capacitar mais de dois mil profissionais por ano, atendendo também demandas tanto do Prominp, quando do Pronatec.



Projetos para garantir acessibilidade e direito dos consumidores

O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, alerta para os riscos do consumo de bebidas energéticas





















A sessão plenária do dia 1º aprovou, em primeira discussão, três projetos de lei sobre questões de acessibilidade e direito dos consumidores. O primeiro, de autoria do vereador licenciado André Diniz (PT), protocolado com o número 246-2010, institui a obrigatoriedade de todos os empreendimentos de interesse turístico no município de Niterói, manterem adaptações e acessibilidade a idosos e pessoas com deficiência. Diniz está chefiando a Representação do Ministério da Cultura para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Também em primeira votação, foi aprovado o projeto de lei 142-2011, do vereador Paulo Bagueira (PPS). A iniciativa dispõe sobre a obrigatoriedade de informar aos consumidores, dos efeitos e riscos do consumo de bebidas energéticas. A plenária também aprovou o projeto de lei 145-2010, dispondo sobre a obrigatoriedade da adaptação de agências bancárias, instituições financeiras, caixas eletrônicos internos e externos, de forma a permitir o livre acesso e uso por portadores de deficiência físico-motora. A proposta é do ex-vereador Felipe Peixoto, eleito deputado estadual pelo PDT e atualmente exercendo o cargo de secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.


Orquestra La Salle comemora 54 anos


Nossa história musical precisa ser documentada e preservada. Considerada a cidade que mais tem músicos por metro quadrado, Niterói é a terra natal de Sérgio Mendes, Eduardo Lages, Cauby Peixoto, Baby do Brasil, Biafra e tantos outros talentos. Em Jurujuba, uma casa simples está a espera de ser revitalizada, pois foi ali que o samba começou com Ismael Silva. Recentemente, praticamente sem registro, faleceu o maestro Afonso, um ícone e mestre da banda do Colégio Salesianos. Por sinal, Niterói tem um acervo de bandas colegiais que marcaram e marcam a história musical no Estado, mas pouco são prestigiadas na cidade.

No último dia 1º de novembro, mais uma dessas tão importantes instituições musicais, a Orquestra La Salle comemorou seus 54 anos de fundação. A comemoração foi a caráter no palco do Teatro Abel, com um concerto sob o comando do maestro Henrique Manso Jr, que contou com a participação de quase todos os 80 alunos da Orquestra. Uma noite da boa música.

Da Orquestra do La Salle surgiram grandes músicos como Marvio Ceribeli, Marcelo Martins (dez anos da banda de Djavan e hoje tocando com músicos como Ivan Lins), Victor Caffaro, que segue carreira em São Paulo. Até o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, começou a tocar violão na Orquestra, de onde saiu como vocalista. A orquestra já serviu de palco e preparo para a atriz Monique Alfradique. Sem falar no próprio maestro Henrique Jr. que, também arranjador e produtor musical, tem no currículo uma série de trabalhos como arranjos para músicas gravadas por Ivete Sangalo e gravações com Sandra de Sá, Benjor, Cidade Negra, Jorge Versilo e muitos outros.

Criada em 1957 pelo maestro e professor Pedro Motta da Silvia, a convite de Irmão Amadeu (que participou da fundação da escola que conduziu por praticamente 50 anos), a então Orquestra Típica La Salle começou com apenas 12 alunos, mas logo passou a funcionar com uma média de 100 músicos (de 7 a 18 anos) e se firmou como referência musical em Niterói e em outras cidades do Brasil.

 



Comte Bittencourt reeleito presidente regional do PPS

O deputado estadual Comte Bittencourt foi reeleito, pela quarta vez, presidente do Diretório regional do PPS, durante congresso do partido, realizado no plenário da Câmara de Niterói, neste sábado, dia 5, quando foram eleitos os novos membros do Diretório, da Comissão de Ética, do Conselho Fiscal e dos delegados ao Congresso Nacional.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, durante a semana, Comte Bittencourt fez um balanço de sua gestão à frente do Partido, mostrando o crescimento e a representatividade do PPS em todo Estado, com mais de 50 vereadores e com musculatura eleitoral para disputar várias prefeituras no interior do Estado. "O PPS é um partido rigorosamente e eleitoralmente forte", destacou o parlamentar.

De acordo com Comte, o PPS não é um partido só de agenda eleitoral, as questões municipais, estaduais e nacionais são temas de debates em todos congressos e, através do Projeto "Pé na Estrada", têm sido realizados cursos de formação política para qualificar lideranças e a viabilização de núcleos de base.

Prefeito anuncia reabertura do Campo de São Bento na posse do novo Secretário de Segurança


Na foto: O prefeito Jorge Roberto dá boas vindas para o coronel Ruy França



O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, anunciou a reabertura dos portões laterais do Campo de São Bento, um novo concurso para a Guarda Municipal e uma ação mais rigorosa contra os ambulantes não regularizados. A decisão foi tomada, no último dia 1º de novembro, em seu gabinete, durante a posse do novo Secretário de Segurança e Controle Urbano, o ex-comandante do 12º BPM, o coronel Ruy França.

De acordo com o prefeito, o novo secretário já tem uma relação de prioridades, destacando a integração entre a Secretaria, a Defesa Civil e o Comando do 12º BPM. "Com a experiência do coronel e a integração dessas corporações, haverá um trabalho mais cuidadoso na segurança da população. Devemos cuidar sobretudo da vida", destacou Jorge Roberto.
 
Jorge anunciou para breve um novo concurso para aumentar o efetivo da Guarda Municipal. "Com mais guardas haverá um raio maior de ações, que será mais árduo agora no fim do ano, com ambulantes não regularizados, prejudicando o comércio já estabelecido.

O Coronel França anunciou que pretende criar um Centro de Integração de Comando, visando integrar a Guarda, a PM e agentes de trânsito. "Sempre procurei atuar de forma integrada quando era comandante do 12º BPM", disse o coronel. De imediato, ele se reunirá com os representantes do comércio para traçar uma estratégia de ação para este fim de ano, assim como deverá enxugar o pessoal do Setor Administrativo e colocar mais 40 guardas nas ruas, a partir da próxima semana.