sábado, 5 de novembro de 2011

Orquestra La Salle comemora 54 anos


Nossa história musical precisa ser documentada e preservada. Considerada a cidade que mais tem músicos por metro quadrado, Niterói é a terra natal de Sérgio Mendes, Eduardo Lages, Cauby Peixoto, Baby do Brasil, Biafra e tantos outros talentos. Em Jurujuba, uma casa simples está a espera de ser revitalizada, pois foi ali que o samba começou com Ismael Silva. Recentemente, praticamente sem registro, faleceu o maestro Afonso, um ícone e mestre da banda do Colégio Salesianos. Por sinal, Niterói tem um acervo de bandas colegiais que marcaram e marcam a história musical no Estado, mas pouco são prestigiadas na cidade.

No último dia 1º de novembro, mais uma dessas tão importantes instituições musicais, a Orquestra La Salle comemorou seus 54 anos de fundação. A comemoração foi a caráter no palco do Teatro Abel, com um concerto sob o comando do maestro Henrique Manso Jr, que contou com a participação de quase todos os 80 alunos da Orquestra. Uma noite da boa música.

Da Orquestra do La Salle surgiram grandes músicos como Marvio Ceribeli, Marcelo Martins (dez anos da banda de Djavan e hoje tocando com músicos como Ivan Lins), Victor Caffaro, que segue carreira em São Paulo. Até o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, começou a tocar violão na Orquestra, de onde saiu como vocalista. A orquestra já serviu de palco e preparo para a atriz Monique Alfradique. Sem falar no próprio maestro Henrique Jr. que, também arranjador e produtor musical, tem no currículo uma série de trabalhos como arranjos para músicas gravadas por Ivete Sangalo e gravações com Sandra de Sá, Benjor, Cidade Negra, Jorge Versilo e muitos outros.

Criada em 1957 pelo maestro e professor Pedro Motta da Silvia, a convite de Irmão Amadeu (que participou da fundação da escola que conduziu por praticamente 50 anos), a então Orquestra Típica La Salle começou com apenas 12 alunos, mas logo passou a funcionar com uma média de 100 músicos (de 7 a 18 anos) e se firmou como referência musical em Niterói e em outras cidades do Brasil.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário