sábado, 5 de novembro de 2011

Niterói ganha destaque e respira América do Sul


Em pleno mês de comemoração pelos seus 438 anos, Niterói vira destaque por todo País e com o povo todo da América do Sul voltado para cá. No próximo dia 5, a cidade recebe de braços abertos centenas de artistas e personalidades dos países da América do Sul. É o Encontro com a América do Sul. Entre os destaques: no dia 5, na praia de Icaraí, o grupo de dança peruano Surindavi; no dia 20, a grande noite musical, também na Praia de Icaraí, com Milton Nascimento e a cantora Suzana Baca, ministra de Cultura do Peru. Já no dia do aniversário da cidade, 22 de novembro, também na Praia de Icaraí, se apresentam Paulinho Moska e o argentino Kevin Johansen.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, que já realizou outros encontros internacionais como de Cuba, Espanha,Portugal, Japão, Itália, no total de 6, afirma , entusiasmado que os Encontros Internacionais realizados há duas décadas, em Niterói, viraram uma referência de diálogo, uma rede de cumplicidade mútua, de sólidas relações intergovernamentais, de reencontro, resgate, de redescoberta de identidades culturais e de compartilhamento entre povos. Agora, chegou a vez da integração sul-americana. "Compartilho com a população, com orgulho, esta rica diversidade de nosso continente, construindo esta identidade fundamental para nos reconhecermos sul-americanos e latinos", afirmou.

O Secretário de Ações Estratégias, Marcos Gomes, coordenador geral do evento, fala com otimismo do evento. "Nosso trabalho valeu apena. Niterói se consolida ainda mais como uma referência de cidade cultural. A grandiosidade desse evento, além desse compartilhamento de várias culturas, impulsiona a economia e o turismo no município. Por outro lado, a população de Niterói merece vivenciar toda a beleza", diz Marcos.

Outro importante evento que faz parte do Encontro, é o Fórum sul-americano de Turismo e Negócios, que será realizado nos dias 7 e 8, no Instituto La Salle, reunindo gestores de todos os países do Continente. Durante o Fórum, no dia 8, às 15h, será realizado o Painel com o tema "O Impacto da Mídia e a importância da Comunicação no Turismo da América", com a presença de jornalistas. "Pela primeira vez Niterói vai compartilhar experiências e debater propostas de turismo com gestores e jornalistas especializados", destaca José Haddad, presidente da Neltur.

A cidade também é foco internacional com a inauguração, no dia 7, no Caminho Niemeyer, da Niterói Naval Offshore, com exposições das principais indústrias do setor como Estaleiro Atlântico Azul, Mauá, Enavi, Sebrae, Firjan e Sebrae."Eventos como Niterói Naval Offshore contribuem para a qualificação profissional do setor, com a participação de universidades e instituições de pesquisa e tecnologia", afirma Raymundo Romeo, Secretário de Ciência e Tecnologia.

Além desses grandes eventos, a companhia aérea TAM está no ar com um filme produzido com as belezas da cidade. O publicitário Nizan Guanaes, da Folha de São Paulo, em artigo assinado, ressaltou a qualidade de vida de Niterói e os índices alcançados pelo município. E a revista VEJA desta semana, numa ampla reportagem focando todo País, destaca Niterói como uma das 35 cidades de melhor condição para se viver, ressaltando os índices conquistados nas áreas de saneamento, educação e saúde e destacando sua renda per capta acima de 2 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário