segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009


Fórum Social avança na democracia participativa

Belém, Brasil - A grande imprensa preferiu destacar os casos inusitados e folclóricos ocorridos no Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, que ocorreu de 27 de janeiro a primeiro de fevereiro, que teve como tema "Um melhor mundo é possível". Participaram cerca de 150 mil pessoas de 142 países e 5.800 entidades, a maioria latinas.

Mesmo com destaques da grande imprensa aos rituais indígenas e aos militantes do sexo livre, o Fórum se focou em dois temas: a crise econômica e a preservação da Amazônia. Não houve a formulação de um documento único. Aquelas coisas formais de todo Fórum.


Cândido Grzybowiski, um dos fundadores do Fórum, lembrou que ali não se propunha nada homogeneamente, diante da multiplicidade de discussões. "Queremos uma nova cultura política, uma revolução de mentalidades", disse.

Oded Grajew, membro do Conselho Internacional do Fórum Social e um dos idealizadores do evento, destacou que a esperança a partir de agora é que existe perspectivas de uma grande mudança de valores. As pessoas já estão a falar na questão de modelo, em limites de consumo e meio ambiente."

De acordo com Grajew, O Fórum conseguiu, em parte, levantar a consciência sobre a questão ambiental. "A crise financeira é o prenúncio da crise ambiental, faz parte do mesmo processo, com uma competição sem limite, num modelo econômico que privilegia o lucro sem qualquer regulação, ou participação da sociedade", lembrou.

Oded Grajew afirmou que algumas falhas logísticas e de comunicação não comprometeram a avaliação final positiva."A ideia é que cada cidade promova o seu fórum, o seu encontro. As coisas acontecem quando a sociedade se junta, se articula, age e pressiona. O governo trabalha com pressão e isso é democracia participativa", ressaltou.

2 comentários:

  1. Parabéns, Mário ...pelo BLOG (está entre meus favoritos)e pela cobertura do FORUM SOCIAL MUNDIAL. Por que não me ligastes ? Eis os fones: 3222-8449; e os celulares: 9431-5225 , e o : 8835-3582 . Tudo de bom...e estamos aqui! Um abraço amazônida,e de nossa BELÉM !
    clicluizlima@yahoo.com.be
    e
    http://wwww.clicluizlima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Consertos: a) apenas 3 w : www
    b)clicluizlima@yahoo.com.br
    OK ! CÃMBIO... LUIZ LIMA

    ResponderExcluir