terça-feira, 24 de março de 2009

METAS PARA 2009


Foto: Ronaldo Brandão

Na foto, Jorge e José Vicente, no MAC

Jorge Roberto anuncia pacote de obras para 2009

Lembrando que este será um ano extremamente difícil por conta da crise mundial, que já se reflete nas finanças da cidade, com a redução dos royalties do petróleo em 75%, do ICMS em 5% e do Fundo de Participação dos Municípios em 20%, com expectativa de chegar a 40%, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, reuniu secretários, vereadores, entre outras autoridades, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no dia 19 de março, para anunciar suas metas de Governo para 2009, que englobam 35 ações e investimentos de R$ 19 milhões.

"Este não é, obviamente, o nosso programa para os quatro anos de Governo, mas o que pretendemos realizar durante o ano de 2009", afirmou Jorge Roberto, ao fazer também um balanço de seus dois meses de administração, como a normalização do pagamento de pessoal e a retomada das rotinas de limpeza urbana e manutenção da cidade, como desobstrução de rios, canais, bueiros, "que estavam a desejar", disse.

Jorge Roberto afirmou que muitas das prioridades anunciadas foram de demandas apresentadas durante a campanha, como em relação a pedidos de construções de creches comunitárias. Entre as 35 medidas que serão implementadas este ano pelo prefeito estão a criação de 16 pórticos de segurança na cidade, asfaltamento e drenagem de três ruas por mês na Região Oceânica e Pendotiba, a construção de um Módulo do Médico de Família no Morro do Alarico e a assinatura de um contrato com o escritório de Jaime Lerner para planejamento do trânsito na cidade, "pela sua capacidade no assunto", reforçou Jorge.

Na área do Trânsito, estão previstas ainda a colocação de novos semáforos e de sinalização horizontal das vias, além de um mergulhão na Avenida Marquês do Paraná, que será avaliado pelos técnicos de Jaime Lerner.

As primeiras intervenções do pacote de obras começam no final deste mês com o recapeamento das ruas Dr. March, Coronel Gomes Machado, Álvares de Azevedo e Praia de Icaraí. Para a Região Oceânica, esta previsto, também, o alargamento da Estrada Francisco da Cruz Nunes.

A implantação dos pórticos, segundo o prefeito, será uma medida que vai dar mais controle sobre os veículos que entram e saem da cidade. “A idéia é desestimular criminosos de virem para cá, porque a grande maioria dos crimes bárbaros que acontecem por aqui são cometidos por gente de fora”. O primeiro pórtico será idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ainda na área de Segurança, será estruturado o Gabinete de Gestão Integrada, que coordenará, dentro do Pronasci e junto com a Secretaria Municipal de Segurança, projetos voltados para a segurança da população.

No setor da Saúde, Jorge Roberto anunciou reformas nos hospitais Getúlio Vargas e Carlos Tortelly e a construção de um Módulo do Médico de Família no Morro do Alarico, em Santa Rosa. Na Educação, o prefeito pretende começar, em junho, um projeto piloto na escola Maestro Heitor Villa-Lobos, na Ilha da Conceição, implantando o horário integral para as crianças, que se estenderá a toda rede municipal. "Lugar de criança é na escola, assim a gente vai criar o País que a gente quer", destacou o prefeito, lembrando o projeto de Leonel Brizola, que previa horário integral nas escolas públicas.

A Cultura e o Turismo vão avançar, segundo Jorge Roberto, com a criação do Museu Popular Janete Costa, em dois casarões localizados na Rua Presidente Domiciano, no Ingá, haverá, também, a retomadas das obras do Museu do Cinema, a restauração da Ilha da Boa Viagem e o lançamento de 10 novos CDs pelo selo Niterói Discos.

A relação das obras para 2009:
1. Recapeamento geral das ruas de Niterói. As primeiras serão: Dr. March, Cel Gomes Machado, Álvares de Azevedo e Praia de Icaraí. (Início das obras: 30 de Março); Na seqüência virão: Tenente Osório, Presidente Pedreira, Ary Parreiras, Cel. Guimarães, Benjamin Constant, Gavião Peixoto, Herotides de Oliveira, Jornalista Irineu Marinho e Fagundes Varela.
2. Asfaltamento e drenagem de 3 ruas por mês nas regiões Oceânica e Pendotiba. As primeiras serão: Rua João Batista Lacerda, Rua Belmiro Siqueira (ambas em Piratininga) e Rua das Acácias (Itacoatiara).
3. Instalação de 6 unidades de apoio à pavimentação a fim de agilizar e baratear o asfaltamento das ruas da Zona Norte, Região Oceânica e Região de Pendotiba. Serão unidades não poluentes instaladas em Rio do Ouro, Pendotiba, Caramujo, Fonseca, Piratininga e Itaipu.
4. Reformulação do trevo da Estrada Francisco da Cruz Nunes em frente ao Multicenter.
5. Reforma do calçadão de Piratininga (já em andamento).
6. Reforma da praça e da orla de Jurujuba (já em andamento).
7. Maior entrosamento com a concessionária Águas de Niterói. Um exemplo é a correção no abastecimento de água em parte do Morro do Palácio.
8. Construção do médico de família no Morro do Alarico, na comunidade do Maceió, e reforma da creche do Morro do Cavalão.
9. Retomada no Transporte Eficiente.
10. Desapropriação dos imóveis da Rua Presidente Domiciano, Números, 178 e 182 para restauração e posterior criação do Museu Janete Costa de Arte Popular.
11. Projeto de restauração da Ilha da Boa Viagem
12. Restauração do Palácio Araribóia (já em andamento).
13. Projeto Itacoatiara, início com o calçamento da Rua das Acácias e Rua das Zínias.
14. Projeto Ilha da Conceição. Início com a licitação para a reforma do Centro Social Urbano marcada para o dia 27 de março.
15. Nova iluminação para o Parque Monteiro Lobato e Praia de Icaraí.
16. Levantamento e início dos serviços de iluminação pública em todas as ruas e comunidades de Niterói que ainda não dispõem do serviço.
17. Construção do Posto Médico do Largo da Batalha
18. Retomada do PAC da Vila Ipiranga e Capim Melado (já em andamento).
19. Projeto Piloto na escola Maestro Heitor Villa Lobos (Ilha da Conceição) para implantação de horário integral em toda a rede municipal de ensino
20. Grama sintética no campo de futebol do Morro do Estado
21. Retomada do selo Niterói Discos com 10 novos CDs este ano. Os artistas serão escolhidos através de festivais.
22. Conclusão em 60 dias de todas as obras de menor porte atualmente em andamento, como a reforma do calçadão da Praia das Flechas e do Jardim São João, entre outras.
23. 16 pórticos de segurança. O início das obras do primeiro pórtico se dará em um mês e meio a partir da entrega do projeto por Oscar Niemeyer.
24. Contrato com o escritório Jayme Lerner para a reestruturação do trânsito e dos transportes de Niterói.
25. Retomada das obras da Fundação Oscar Niemeyer (licitação realizada no dia 19 de março). Início dos serviços ficam na pendência de autorização da Caixa Econômica Federal.
26. Reforma do Memorial Roberto Silveira a ser feita pela Universidade Salgado de Oliveira.
27. Retomada das obras do Museu do Cinema.
28. Modificações no Caminho Niemeyer (a serem anunciadas e detalhadas na semana que vem).
29. Alargamento da Estrada Francisco da Cruz Nunes a partir do largo da Batalha.
30. Recapeamento das vias auxiliares da Estrada Francisco da Cruz Nunes.
31. Novos semáforos e sinalização horizontal
32. Reforma do Hospital Carlos Tortelly.
33. Reforma do Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho.
34. Obras diversas na Garota do Surucucu.
35. Restauração da Igreja de São Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário