quarta-feira, 4 de março de 2009

JORGE, DOIS MESES DE EQUILÍBRIO

A população já percebe que os serviços básicos urbanos já melhoraram na cidade. De ponta a ponta, a limpeza melhorou, buracos estão sendo tapados e nas últimas chuvas torrenciais, houve um serviço preventivo de limpeza de rios, canais e bueiros, evitando problemas maiores. É visível também o melhor ordenamento urbano, com as principais ruas de Icaraí e do Centro sem excesso de camelôs. Já se vê Guardas Municipais em pontos estratégicos do Centro e também Zona Sul.

São medidas que parecem simples, como a retirada de moradores de ruas, mas que fazem a diferença em uma administração. É a lógica do ordenamento urbano e a garantia do direito de ir e vir do cidadão.

Jorge Roberto Silveira optou por este caminho, para poder se inteirar da real situação financeira da Prefeitura. Constatou a gravidade da situação e sem alarde, sem "choradeira comum a todo administrador que começa no poder", expôs publicamente o rombo nas finanças do município, assim teve que rever e reformular suas expectativas.

Foi o que começou a fazer e está concluindo a reforma administrativa e a formatação de seu governo, com apresentação do "pacote" à Câmara Municipal. Assim também vem fazendo na área política, fechando novos acordos para maior sustentação no Legislativo.

Jorge fez algumas incursões comunitárias e avaliou situações graves nas áreas da Saúde e Educação, questões que precisam ser resolvidas de imediato e a médio prazo. E estão. Em menos de 15 dias, acabou com o caos que foi instalado em São Domingos, ao concluir a obra da Praça Leoni Ramos, que tanto transtorno causou aos moradores e prejuízo aos comerciantes.

Sem nenhum marketing, ampliou a verba do carnaval. E o resultado do desfile na Rua da Conceição já superou expectativas. Sua medida mais polêmica foi a o anúncio de que a Prefeitura deverá apoiar o grupo de ginastas olímpicos, que foram abandonados pelo Flamengo. No entanto, este apoio vai além de um simples patrocínio, Niterói poderá ser um município de excelência em desenvolvimento da ginástica olímpica, assim como fez há mais de 15 anos com o Projeto Nomes. A sinergia é a mesma. É um investimento que renderá frutos em benefício do esporte da cidade.

São dois meses, sem dúvida, em que a população está com outro olhar sobre a administração municipal. Sabe que, agora, tem gestor, um prefeito que tem a alma da cidade.

Jorge Roberto Silveira recomeça sua história como administrador de Niterói com muito equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário