segunda-feira, 16 de março de 2009

JORGE, CABRAL e MOREIRA


Jorge Roberto se aproxima de Cabral e Moreira Franco

Jorge Roberto Silveira, prefeito de Niterói, teve dois encontros propositivos para o município, o primeiro com o governador Sérgio Cabral e o segundo com o ex-governador Moreira Franco, ambos do PMDB. Com Cabral, teve a promessa da liberação de 92 milhões de reais para as áreas de Saúde, Segurança, Habitação e infra-estrutura da cidade.

Da lista de pedidos do prefeito Jorge Roberto Silveira, com itens como a municipalização do Terminal Rodoviário Roberto Silveira e do Depósito Público, o governador prometeu atender a tudo. As principais medidas do pacote são: construção de um novo hospital, com a desapropriação do prédio do antigo Hospital Santa Mônica; instalação de 12 pórticos nas entradas da cidade e aumento do efetivo da PM; investimentos de 30 milhões de reais no PAC para os morros do Cavalão (Icaraí), Estado (Centro) e Nova Brasília (Engenhoca); e conclusão do Caminho Niemeyer.

Além dos acordos para obras no município, Sérgio Cabral, que veio acompanhado de seu vice Luiz Fernando Pezão e do presidente da Alerj, Jorge Picciani, logo que desceu da van, em frente à prefeitura, deu o tom de sua visita: "Meu prefeito Jorge Roberto". Foi nesta intimidade, que fechados numa sala no sexto andar da Prefeitura, começaram a conversar sobre as eleições em 2010.

Cabral articula a possibilidade de o PDT não ter candidato ao Governo do Estado e apoiar o seu nome, apoio que passa também pela candidatura ao Senado de Jorge Picciani. A conversa política se estendeu na última sexta-feira, no restaurante Olimpo, em Charitas, entre Jorge Roberto e o superintendente da Caixa Econômica Federal, o ex-governador Moreira Franco. No encontro, elogios de ambas as partes.

Os dois andaram afastados, mas há entre eles laços profundos de amizade, que passa pelo trabalho de Jorge Roberto Silveira, ainda jovem, na Assessoria de Imprensa de Moreira, quando este foi prefeito de Niterói.

Moreira Franco, mesmo sem mandato parlamentar, é a liderança maior do PMDB na cidade e, além das parcerias entre a Prefeitura e a Caixa Econômica, o encontro das duas lideranças, pode resultar na presença efetiva do PMDB no Governo Municipal. Por enquanto, são apenas conjecturas. Moreira Franco, é bom lembrar, quer voltar ao cenário político, e já é candidato a Câmara Federal.

Na foto: O governador, Sérgio Cabral, e o prefeito, Jorge Roberto Silveira (Ronaldo Brandão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário