sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reconhecimento

Carolina Sili, que coordena projetos sociais e educativos no local, o presidente da Neltur, José Haddad, o presidente da Associação de Moradores do Morro do Cavalão, Eduardo dos Passos e crianças da comunidade (Foto: Leo Caldeira)
A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) entregou um Certificado de Reconhecimento à comunidade do Morro do Cavalão, na manhã desta quarta-feira, dia 28 de dezembro, pela criação de uma árvore de Natal, de cerca de 20 metros de altura, erguida pelos próprios moradores do morro. Para a confecção da árvore natalina foram utilizadas mais de 3 mil garrafas pet, além de outros materiais aproveitados de sucatas.

A homenagem foi entregue pelo presidente da Neltur, José Haddad, ao presidente da Associação dos Moradores do Morro do Cavalão, Eduardo dos Passos, o Dudu do Cavalão, que estava acompanhado por Carolina Sili, que coordena trabalhos de reforço escolar, artesanato e artes marciais, do projeto “Geração Careta”, na comunidade.

“Iniciativas como a da comunidade do Morro do Cavalão são exemplo de cidadania, que contribuem com o meio ambiente e com o espírito natalino da cidade”, disse José Haddad.

Festa da virada em Icaraí terá surpresa inédita no Brasil



A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, com o patrocínio da empresa Águas de Niterói, está programando uma grande festa de Réveillon na Praia de Icaraí, com três dias de música, um inédito show pirotécnico, jamais visto no Brasil, com 20 minutos de duração e muita tecnologia, além da apresentação das baterias das escolas de samba Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango, pela primeira vez juntas.

A festa na Praia de Icaraí começa no dia 29/12, das 10h às 23h, com o programa “Niterói Usina Cultural”, que terá apresentações de grupos de dança, artistas performáticos e grafiteiros, entre eles “Os Grafiteiros” e o “Com Rua”. O show do Bloco do Vigário encerra esta primeira noite.

No dia 30/12, das 20h às 22h30, será realizada a reedição do “Palco da Música Independente”, que foi um sucesso na véspera da virada ano passado. Nesta edição, haverá shows das bandas Plantai, Alex Martinho, Onda Livre, Lougo Mouro, Gilberto e os Caetanos, Sinfônica Ambulante, Drenna Rock e Celta 5.

No dia 31, noite do Réveillon, o palco em Icaraí vai receber uma séria de atrações. O show da virada será aberto, às 19h30, pela Banda VirtuReal; em seguida será realizado o show “Da Jovem Guarda ao Rock in Rio, Niterói uma viagem no tempo através do Rock and Roll”, que terá a apresentação de dois dos maiores grupos representativos das épocas: Goldens Boys e Detonautas.

Após os fogos de artifício, sobem ao palco, pela primeira vez juntos, componentes da Viradouro e da Cubango, as duas escolas de samba mais tradicionais da cidade, que prometem uma apresentação histórica, numa demonstração de união pelo samba e por Niterói. Fechando a noite em Icaraí, Gusttavo Clarão apresenta sucessos populares de todas as épocas.

Na Praia de Icaraí, haverá uma tenda, onde funcionará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do Evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Sistema de Trânsito e da Guarda Municipal. Haverá, também, na Praia, um posto de saúde, com 10 leitos climatizados e duas UTIs disponíveis para casos de emergência.

A Coordenadoria e o Posto de Saúde serão instalados na altura da Rua Lopes Trovão, rua esta, que junto com a Rua Pereira da Silva, servirá de rota de fuga para qualquer emergência médica ou do Corpo de Bombeiros. Ao lado do palco será montada uma tenda para crianças perdidas com recreadores especializados.

A Prefeitura de Niterói calcula que cerca de 500 mil pessoas participem da festa de Réveillon na Praia de Icaraí este ano. O número de ambulantes será restrito e será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e a instalação de barracas para venda de produtos de qualquer espécie. A Prefeitura também recomenda que as pessoas não levem bebidas em garrafas de vidro e fogos para a praia.

A logística para o Réveillon vai começar cedo, às 8h da manhã, do dia 31/12, com a Guarda Municipal coibindo a entrada de ambulantes na Praia de Icaraí e a partir das 15h, o trecho da Praia entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros será interditado. Agentes e fiscais de trânsito também estarão no local com reboques para retirando veículos estacionados em locais proibidos. A Praia de Icaraí deverá ficar fechada até às 9h do dia 1º, para que a Clin conclua o trabalho de limpeza. Para a festa da virada, serão instalados 200 banheiros químicos na Praia de Icaraí, o dobro do ano passado.

Posto Médico

Para atendimentos de emergência, será montado um mini-hospital, com 10 leitos climatizados, duas UTIs e ambulâncias, na praia de Icaraí. A estrutura vai contar com 25 profissionais, além de voluntários.
Os atendimentos mais graves serão encaminhados para o hospital Azevedo Lima.

Segurança

Na Praia de Icaraí, serão instaladas 8 torres de segurança em pontos estratégicos – 4 no calçadão para a polícia militar e 4 na areia com homens do Corpo de Bombeiros.

Cerca de 770 homens, entre policiais (420) e Guardas municipais (350), garantirão a segurança no Réveillon. O trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Gavião Peixoto, além de todas as ruas transversais desse perímetro receberão policiamento ostensivo. O esquema de segurança contará com viaturas e motos da Polícia Militar e a presença da Guarda Municipal.

O Corpo de Bombeiros terá 2 grupamentos de intervenções rápidas em postos avançados. Um em Icaraí (Rua Otávio Carneiro esquina com Rua Moreira César) e outro no Largo do Marrom, em Santa Rosa. Cada um desses postos contará com 9 homens, ambulâncias e viatura de combate a incêndios. A corporação terá o efetivo de 90 militares, que estarão de prontidão nas sedes do Centro (Rua Marques de Paraná) e de Charitas.

O Corpo de Bombeiros terá, ainda, homens espalhados por 4 torres de segurança montadas na Praia e com o apoio do 4º Grupamento Marítimo estarão com 2 botes com mergulhadores e guarda vidas fazendo a segurança e o socorro por mar.

Na Praia de Icaraí será montada uma tenda que abrigará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. A equipe da Operação Lei Seca, também, vai reforçar o esquema de segurança.

Show Pirotécnico inédito

Grande atração da festa da virada, a queima de fogos de Icaraí terá muitas inovações tecnológicas vindas da Itália e trará uma grande surpresa, jamais vista no Brasil, no fim do espetáculo, que terá a duração de 20 minutos. A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas acompanhem a festa na Praia de Icaraí.

O show terá cerca de 9 mil bombas, divididas em três balsas. O espetáculo contará ainda com uma variação maior de candelas romanas, peças de múltiplos disparos e de baixa intensidade acústica, que possibilita a formação de quadros pirotécnicos de grande amplitude, onde se observam efeitos de cruzamentos tracejantes e compassados nas candelas tipo cometas e múltiplas explosões de cor nas candelas tipo vulcão.

A queima de fogos será realizada pela Domberg Shows Pirotécnicos e terá o patrocínio da empresa Águas de Niterói, que investiu cerca de 700 mil reais no sucesso espetáculo.

No Mar

Para garantir a beleza do espetáculo e a segurança do público, como no ano passado, a Neltur providenciou coifas (blocos de concreto com correntes) para a amarração das três balsas, que promoverão a queima de fogos, acabando com a possibilidade de deslocamento dessas embarcações. Vale ressaltar que as balsas serão posicionadas por GPS a 500 metros da Praia, como determina a Capitania dos Portos.

Serão colocadas, também, bóias luminosas no mar, para indicar até onde as embarcações de passeio, que estiverem assistindo a queima de fogos podem ir.

Uma Corveta da Capitania dos Portos e 2 botes do Corpo de Bombeiros estarão nas águas de Icaraí para salvamentos.

Proibido

Ambulantes sem licença serão reprimidos desde cedo na Praia de Icaraí e nas ruas adjacentes, assim como pessoas com garrafas de vidro e fogos. Homens da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, montarão um bloqueio na Praça Araribóia para impedir a chegada de ambulantes provenientes de outros municípios.

Estará proibida, na Praia, a venda de qualquer produto em garrafas de vidro, carro de som, além de qualquer tipo de acesa (botijão de gás, churrasqueira com carvão, fogos etc).

A organização do evento pede para que as pessoas dos prédios da orla não soltem fogos em direção a areia.

Título

Jane Castro recebeu o Título de Cidadã de Tangua

Licitação

Já estão sendo licitadas as compras das cabines provisórias para os postos salva vidas dos bombeiros, que serão instalados nas praias de Icaraí, Charitas, Piratininga, Itaipu, Camboinhas e Itacoatiara, a pedido do vereador Padre Wilde Ricardo.

Homenagem

O centenário de nascimento do jornalista Edmundo Moniz foi lembrado no último dia 12, na abertura da reunião do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), na ABI. A mesa foi formada por Maurício Azêdo, Presidente da ABI, Murilo Mello Filho, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lincoln Penna, Presidente do Modecon, os atores Thaís Portinho, sobrinha do homenageado, e Joel Barcellos, e o jornalista Sérgio Caldieri, Primeiro Secretário do Conselho Deliberativo da ABI, autor do livro “Eternas Lutas de Edmundo Moniz”, lançado durante o evento.

A Festa do PMDB

O PMDB fez festa no Orizzonte, no último dia 15, iniciando grande marketing, relembrando 30 anos em que Moreira Franco foi prefeito de Niterói. O evento foi intitulado como “Niterói+ Feliz Eu Faço”. Durante a festa, foi distribuído um folder e foi apresentado vídeo sobre as realizações de Moreira na cidade. No próximo ano, vários eventos serão feitos para debater os rumos de Niterói.

Para prestigiar o Ministro de Estado de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, lá estiveram Heitor Souza, Pedro Lentino, Wolney Trindade, Donald Guimarães, Hidilberto Aleluia, Boechat, Gilson Cantarino, entre outros.

Moreira não compareceu por estar representando a presidenta Dilma Roussef em uma reunião do Sistema de Integração Centro-Americana.

Impresso no Brasil

Um livro sobre a história dos livros. Vencedor do Prêmio Jabuti 2011, como o melhor lançamento do ano na área de Comunicação, "Impresso no Brasil - Dois séculos de livros brasileiros", apresenta uma nova história do livro e da leitura no país. Organizada por Aníbal Bragança e Márcia Abreu, a obra foi lançada no último dia 12, na Livraria Icaraí da Editora da UFF.

Barrados...

O jornalista Mário Augusto Jakobskind lançou no último dia 14, na Câmara de Vereadores de Niterói, o livro “Líbia – Barrados na Fronteira”, uma publicação da editora Booklink. Mário Augusto fez parte da delegação brasileira que, em agosto último, foi ao Norte da África para acompanhar os conflitos políticos na Líbia. O grupo ficou barrado na fronteira de Tunísia e Líbia.

Livro sobre o Gran Circus

O jornalista Mauro Ventura lançou na Biblioteca Pública o livro "O Espetáculo Mais Triste da Terra", sobre o incêndio do Gran Circus Norte Americano, que marcou a história recente desta cidade.

Cuidado com a Vivo!

No Plaza Shopping (Niterói-RJ), existe pelo menos, em uma única loja, no terceiro piso, 30 boxes para venda de aparelhos da Vivo. Até aí nada demais, pois é uma empresa que vive da venda de seus produtos. Mas para resolver qualquer problema, você é levado a uma minúscula sala, sem nenhum atendente, chamada Linha Expressa. Ali, com dois telefones da Vivo, você tenta, tenta, tenta, fica 15 minutos, meia hora, uma hora, até que quando você já está quase desistindo uma voz do outro lado fala "alo, em que posso ajudá-lo?". Em seguida, como se fosse uma coisa ensaiada, a linha cai e você se vê obrigado a retornar ao mesmo processo. Em síntese, é uma sala de tortura da Vivo, onde nada se resolve.

Prêmio UFF


O belo Teatro Municipal de Niterói serviu de palco para o anúncio dos vencedores do Prêmio UFF de Literatura 2011, no último dia 5. Escrevendo sobre o tema Viagem à Itália, Eduardo de Paula Nascimento, de Franca, São Paulo, ganhou o Troféu Itapuca na categoria poesia, seguido de Carlos Alberto Pessoa Rosa, de Atibaia, em segundo lugar, e Isabel Furini, de Curitiba, em terceiro. Entre as crônicas, Nilson Lattari, de Juiz de Fora, ficou em primeiro lugar, Afonso Caramano, morador de Jaú, São Paulo, em segundo, e Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, em terceiro. Já na categoria conto, Newton Novaes Barra Filho, de Maricá, foi o vencedor, enquanto Henrique José da Silva Bon, de Nova Friburgo, ficou em segundo lugar, e Danielle Oliveira, de Mossoró, Rio Grande de Norte, em terceiro.

sábado, 5 de novembro de 2011

Homenagem a Dom Alano



Dom Alano recebendo a homenagem do vereador Padre Ricardo (Foto: Sérgio Gomes)
Dom Alano Maria Pena, arcebispo de Niterói, recebeu a Medalha José Clemente Pereira, por iniciativa do vereador Padre Wilde Ricardo, no último dia 4/11, na Catedral São João Batista, pela comemoração do Jubileu de Ouro de sua ordenação sacerdotal.

Dom Alano, através de seus trabalhos pastorais e por todos esses anos de dedicação à frente da Diocese de Nova Friburgo e da Arquidiocese de Niterói, tem sido verdadeiramente um Benemérito para o Estado do Rio de Janeiro, em defesa da vida, da dignidade e promoção humana, num pastoreio de serviço.

Conselho de Cultura


O Conselho municipal de Cultura não devia ter víeis partidário. Política de Cultura não pode ser confundida com proposta de um segmento partidário. Por isso, uma assembléia do Conselho não deveria ser feita no gabinete do vereador Leonardo Giordano (PT).

Bloco da Imprensa


O Bloco da Imprensa de Niterói escolhe, neste sábado, dia 5 de novembro, o seu novo nome. A disputa promete ser bastante acirrada: nada menos que 55 sugestões de nome foram apresentadas. Os componentes da agremiação carnavalesca vão se reunir no Clube Fluminense de Natação e Regatas - na Rua Silva Jardim, perto do Mercado São Pedro, na Ponta d’Areia, das 15h às 19h, para votar. A apuração será imediata. Se houver empate, marca-se segundo turno.

Saúde Itinerante


O bem-sucedido e pioneiro projeto “Saúde Itinerante” lançado pela OAB Niterói, com o apoio da Caarj, aportará, dia 7, na Sala dos Advogados do Fórum de Pendotiba, das 10h às 18 horas. O projeto consiste na realização de plantões quinzenais nos fóruns da cidade para checar o nível de glicose e pressão arterial dos advogados, funcionários e também dos magistrados.

Absurdo


Um idoso passava pela calçada da Avenida Amaral Peixoto quando foi interpelado por dois jovens de duas lojas de empréstimo de dinheiro. Os dois, com folhetos das lojas, de forma abusiva e violenta, agarraram o senhor pelos braços e tentaram levar para as lojas. O homem assustado com tamanha violência passou mal e desmaiou na calçada.

Royalties são nossos!!!


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai ganhar um presente do Legislativo do Rio. O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS-RJ) fez uma Moção de Repúdio ao senador, que apresentou o substitutivo que muda a distribuição de royalties e prejudica principalmente os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Niterói ganha destaque e respira América do Sul


Em pleno mês de comemoração pelos seus 438 anos, Niterói vira destaque por todo País e com o povo todo da América do Sul voltado para cá. No próximo dia 5, a cidade recebe de braços abertos centenas de artistas e personalidades dos países da América do Sul. É o Encontro com a América do Sul. Entre os destaques: no dia 5, na praia de Icaraí, o grupo de dança peruano Surindavi; no dia 20, a grande noite musical, também na Praia de Icaraí, com Milton Nascimento e a cantora Suzana Baca, ministra de Cultura do Peru. Já no dia do aniversário da cidade, 22 de novembro, também na Praia de Icaraí, se apresentam Paulinho Moska e o argentino Kevin Johansen.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, que já realizou outros encontros internacionais como de Cuba, Espanha,Portugal, Japão, Itália, no total de 6, afirma , entusiasmado que os Encontros Internacionais realizados há duas décadas, em Niterói, viraram uma referência de diálogo, uma rede de cumplicidade mútua, de sólidas relações intergovernamentais, de reencontro, resgate, de redescoberta de identidades culturais e de compartilhamento entre povos. Agora, chegou a vez da integração sul-americana. "Compartilho com a população, com orgulho, esta rica diversidade de nosso continente, construindo esta identidade fundamental para nos reconhecermos sul-americanos e latinos", afirmou.

O Secretário de Ações Estratégias, Marcos Gomes, coordenador geral do evento, fala com otimismo do evento. "Nosso trabalho valeu apena. Niterói se consolida ainda mais como uma referência de cidade cultural. A grandiosidade desse evento, além desse compartilhamento de várias culturas, impulsiona a economia e o turismo no município. Por outro lado, a população de Niterói merece vivenciar toda a beleza", diz Marcos.

Outro importante evento que faz parte do Encontro, é o Fórum sul-americano de Turismo e Negócios, que será realizado nos dias 7 e 8, no Instituto La Salle, reunindo gestores de todos os países do Continente. Durante o Fórum, no dia 8, às 15h, será realizado o Painel com o tema "O Impacto da Mídia e a importância da Comunicação no Turismo da América", com a presença de jornalistas. "Pela primeira vez Niterói vai compartilhar experiências e debater propostas de turismo com gestores e jornalistas especializados", destaca José Haddad, presidente da Neltur.

A cidade também é foco internacional com a inauguração, no dia 7, no Caminho Niemeyer, da Niterói Naval Offshore, com exposições das principais indústrias do setor como Estaleiro Atlântico Azul, Mauá, Enavi, Sebrae, Firjan e Sebrae."Eventos como Niterói Naval Offshore contribuem para a qualificação profissional do setor, com a participação de universidades e instituições de pesquisa e tecnologia", afirma Raymundo Romeo, Secretário de Ciência e Tecnologia.

Além desses grandes eventos, a companhia aérea TAM está no ar com um filme produzido com as belezas da cidade. O publicitário Nizan Guanaes, da Folha de São Paulo, em artigo assinado, ressaltou a qualidade de vida de Niterói e os índices alcançados pelo município. E a revista VEJA desta semana, numa ampla reportagem focando todo País, destaca Niterói como uma das 35 cidades de melhor condição para se viver, ressaltando os índices conquistados nas áreas de saneamento, educação e saúde e destacando sua renda per capta acima de 2 mil reais.

Neltur contrata Jovem Aprendiz do Projeto Grael



Axel Grael, José Haddad e a “jovem aprendiz” Juliana Baptista
Parceria entre a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e o Instituto Rumo Náutico garante primeiro emprego para “jovem aprendiz”, que fez cursos de capacitação do Projeto Grael. O contrato foi assinado pelo presidente da Neltur, José Haddad, na manhã desta terça-feira (1º/11), na sede da Empresa, em ato que contou com a presença do presidente do Instituto Rumo Náutico, Axel Grael, da diretora administrativa da Neltur, Dina Feijó, além da jovem aprendiz contratada, Juliana Baptista. Na ocasião, o presidente da Neltur anunciou, também, que o Projeto Grael será incluído na grade de equipamento turístico do município.

Para José Haddad, a iniciativa atende a legislação federal, que permite a contratação de “Aprendizes”, possibilitando ao jovem ingressar no mercado de trabalho. “Baseados na Lei, praticamos cidadania e reconhecemos o sério trabalho do Projeto Grael, pinçando de lá uma jovem talentosa”, disse Haddad. “Que este exemplo possa servir para inspirar outras empresas a fazer o mesmo”, completou.

O presidente do Instituto Rumo Náutico, Axel Grael, destacou a troca positiva entre as duas entidades. “A Neltur abre caminho profissional para uma de nossas jovens, enquanto nós cedemos uma de nossas alunas mais capacitadas”, ressaltou Grael.

Grael lembrou, ainda, da grande vocação de Niterói para o turismo náutico. “Temos uma das Baias mais belas do mundo, além de um porto abrigado, assim podemos atrair um grande contingente de velejadores e turistas para conhecer e usufruir do que Niterói oferece”, afirmou.

Para Juliana Baptista, de 22 anos e moradora do Largo da Batalha, os cursos do Projeto Grael foram muito importantes para a sua formação. “É um aprendizado para toda a vida”, disse a jovem.

Parceria ampliada

Durante o encontro, atendendo a solicitação do Instituto Rumo Náutico, o presidente da Neltur, José Haddad, anunciou que o Projeto Grael será incluído na grade de equipamento turístico do município. “Vamos levar os turistas e visitantes para conhecer de perto o Projeto Grael e incluí-lo na nossa folheteria de divulgação turística.

Para Grael, esse é o reconhecimento de um projeto que tem muito para mostrar, atraindo cada vez mais jovens carentes.

Axel lembrou que as matrículas para o primeiro semestre de 2012 já estão começando a ser preparadas e logo estarão abertas. Para se candidatar o jovem deve ter entre 9 e 24 anos e ser aluno ou ex-aluno de escola pública ou aluno bolsista de escola particular.



Especialistas denunciam os problemas causados à saúde pelo uso de anabolizantes



A professora Tatiana Santos, a Pro-Reitora, Jaína Santos, a professora Simone e a professora Rosane Pereira, durante o Seminário realizado na Universo

Profissionais de diversas áreas, professores de Educação Física, psicólogos, pedagogos, denunciaram o uso crescente de anabolizantes, em sua maioria por jovens e atletas e os danos causados à saúde pelo consumo de esteróides. O assunto foi tema de debate, no último dia 25/10, durante o seminário “O Uso de Anabolizantes e a Imagem do Corpo no Século XXI”, na Universidade Salgado Oliveira (Universo).

O Seminário foi coordenado pela professora e mestre em Educação Física, Simone Gomes, e promovido pela gestão de Educação Física da Universo. Segundo Simone, há um consumo crescente de anabolizantes, principalmente, entre os jovens, todos em busca de um corpo ditado pela indústria cultural e pelo desejo de alcançar uma imagem de si do tipo fast food, com um mínimo de esforço, como um "passaporte social" para adquirir fama, parceiros sexuais e prestígio pela forma do corpo. “Os danos para a saúde são irreversíveis na medida em que ao consumir anabolizantes, o sistema nervoso central deixa de produzir naturalmente os hormônios que são injetados”, ressaltou Simone.

Inclusão social do cego será tema de debate na Afac

 A Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) realiza no dia 10 de novembro, a partir das 9h, a II Jornada Reabilitar e Habilitar para Incluir: Um Percurso. Na ocasião, serão discutidos assuntos referentes à acessibilidade, mobilidade e inclusão social do deficiente visual.

A ideia é inserir os participantes dentro do cotidiano dos cegos. Para isso, os profissionais da AFAC realizarão experiências sensoriais dentro de uma sala com quatro ambientes. Com tarja nos olhos, o grupo procurará identificar objetos e alimentos através da audição, do tato e do olfato, além de tentar executar tarefas do dia a dia, como, por exemplo, servir um café.

A AFAC fica na Rua Padre Leandro 18, Fonseca (Ponto Cem Reis), em Niterói (RJ).

SENAI Niterói amplia unidade para atender indústria Naval e Offshore


A Unidade Operacional do SENAI Niterói, localizada no Barreto, inaugura, no dia 09 de novembro, às 11h, estrutura que irá atender a demanda de mão de obra da indústria Naval e Offshore do Rio de Janeiro.

Com a ampliação da unidade, o SENAI Niterói vai capacitar mais de dois mil profissionais por ano, atendendo também demandas tanto do Prominp, quando do Pronatec.



Projetos para garantir acessibilidade e direito dos consumidores

O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, alerta para os riscos do consumo de bebidas energéticas





















A sessão plenária do dia 1º aprovou, em primeira discussão, três projetos de lei sobre questões de acessibilidade e direito dos consumidores. O primeiro, de autoria do vereador licenciado André Diniz (PT), protocolado com o número 246-2010, institui a obrigatoriedade de todos os empreendimentos de interesse turístico no município de Niterói, manterem adaptações e acessibilidade a idosos e pessoas com deficiência. Diniz está chefiando a Representação do Ministério da Cultura para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Também em primeira votação, foi aprovado o projeto de lei 142-2011, do vereador Paulo Bagueira (PPS). A iniciativa dispõe sobre a obrigatoriedade de informar aos consumidores, dos efeitos e riscos do consumo de bebidas energéticas. A plenária também aprovou o projeto de lei 145-2010, dispondo sobre a obrigatoriedade da adaptação de agências bancárias, instituições financeiras, caixas eletrônicos internos e externos, de forma a permitir o livre acesso e uso por portadores de deficiência físico-motora. A proposta é do ex-vereador Felipe Peixoto, eleito deputado estadual pelo PDT e atualmente exercendo o cargo de secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.


Orquestra La Salle comemora 54 anos


Nossa história musical precisa ser documentada e preservada. Considerada a cidade que mais tem músicos por metro quadrado, Niterói é a terra natal de Sérgio Mendes, Eduardo Lages, Cauby Peixoto, Baby do Brasil, Biafra e tantos outros talentos. Em Jurujuba, uma casa simples está a espera de ser revitalizada, pois foi ali que o samba começou com Ismael Silva. Recentemente, praticamente sem registro, faleceu o maestro Afonso, um ícone e mestre da banda do Colégio Salesianos. Por sinal, Niterói tem um acervo de bandas colegiais que marcaram e marcam a história musical no Estado, mas pouco são prestigiadas na cidade.

No último dia 1º de novembro, mais uma dessas tão importantes instituições musicais, a Orquestra La Salle comemorou seus 54 anos de fundação. A comemoração foi a caráter no palco do Teatro Abel, com um concerto sob o comando do maestro Henrique Manso Jr, que contou com a participação de quase todos os 80 alunos da Orquestra. Uma noite da boa música.

Da Orquestra do La Salle surgiram grandes músicos como Marvio Ceribeli, Marcelo Martins (dez anos da banda de Djavan e hoje tocando com músicos como Ivan Lins), Victor Caffaro, que segue carreira em São Paulo. Até o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, começou a tocar violão na Orquestra, de onde saiu como vocalista. A orquestra já serviu de palco e preparo para a atriz Monique Alfradique. Sem falar no próprio maestro Henrique Jr. que, também arranjador e produtor musical, tem no currículo uma série de trabalhos como arranjos para músicas gravadas por Ivete Sangalo e gravações com Sandra de Sá, Benjor, Cidade Negra, Jorge Versilo e muitos outros.

Criada em 1957 pelo maestro e professor Pedro Motta da Silvia, a convite de Irmão Amadeu (que participou da fundação da escola que conduziu por praticamente 50 anos), a então Orquestra Típica La Salle começou com apenas 12 alunos, mas logo passou a funcionar com uma média de 100 músicos (de 7 a 18 anos) e se firmou como referência musical em Niterói e em outras cidades do Brasil.

 



Comte Bittencourt reeleito presidente regional do PPS

O deputado estadual Comte Bittencourt foi reeleito, pela quarta vez, presidente do Diretório regional do PPS, durante congresso do partido, realizado no plenário da Câmara de Niterói, neste sábado, dia 5, quando foram eleitos os novos membros do Diretório, da Comissão de Ética, do Conselho Fiscal e dos delegados ao Congresso Nacional.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, durante a semana, Comte Bittencourt fez um balanço de sua gestão à frente do Partido, mostrando o crescimento e a representatividade do PPS em todo Estado, com mais de 50 vereadores e com musculatura eleitoral para disputar várias prefeituras no interior do Estado. "O PPS é um partido rigorosamente e eleitoralmente forte", destacou o parlamentar.

De acordo com Comte, o PPS não é um partido só de agenda eleitoral, as questões municipais, estaduais e nacionais são temas de debates em todos congressos e, através do Projeto "Pé na Estrada", têm sido realizados cursos de formação política para qualificar lideranças e a viabilização de núcleos de base.

Prefeito anuncia reabertura do Campo de São Bento na posse do novo Secretário de Segurança


Na foto: O prefeito Jorge Roberto dá boas vindas para o coronel Ruy França



O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, anunciou a reabertura dos portões laterais do Campo de São Bento, um novo concurso para a Guarda Municipal e uma ação mais rigorosa contra os ambulantes não regularizados. A decisão foi tomada, no último dia 1º de novembro, em seu gabinete, durante a posse do novo Secretário de Segurança e Controle Urbano, o ex-comandante do 12º BPM, o coronel Ruy França.

De acordo com o prefeito, o novo secretário já tem uma relação de prioridades, destacando a integração entre a Secretaria, a Defesa Civil e o Comando do 12º BPM. "Com a experiência do coronel e a integração dessas corporações, haverá um trabalho mais cuidadoso na segurança da população. Devemos cuidar sobretudo da vida", destacou Jorge Roberto.
 
Jorge anunciou para breve um novo concurso para aumentar o efetivo da Guarda Municipal. "Com mais guardas haverá um raio maior de ações, que será mais árduo agora no fim do ano, com ambulantes não regularizados, prejudicando o comércio já estabelecido.

O Coronel França anunciou que pretende criar um Centro de Integração de Comando, visando integrar a Guarda, a PM e agentes de trânsito. "Sempre procurei atuar de forma integrada quando era comandante do 12º BPM", disse o coronel. De imediato, ele se reunirá com os representantes do comércio para traçar uma estratégia de ação para este fim de ano, assim como deverá enxugar o pessoal do Setor Administrativo e colocar mais 40 guardas nas ruas, a partir da próxima semana.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Investimento recorde


Em 2010, 40 cidades fluminenses registraram recorde de investimentos e, se comparado a 2009, o volume de aporte financeiro no Estado do Rio teve um crescimento de 17,6%. Essas informações foram apresentadas durante o lançamento da quarta edição do anuário "Finanças dos Municípios Fluminenses", no último dia 4, no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O Presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo (foto) considerou este documento fruto da consolidação administrativa do Estado. "Essa retomada do crescimento aconteceu em todos os municípios fluminenses porque o Governo aplicou recursos na totalidade do Estado. Os municípios estão experimentando um crescimento nunca visto", comemorou o parlamentar.

Orientação jurídica

O advogado Afonso Feitosa, especialista em Direitos de Família, fez palestra sobre União Estável e Pensão Alimentícia, para mulheres gestantes das comunidades do Preventório, em Charitas, na Casa da Amizade.

Gestão de mão de obra

Voltado para empreendedores do comércio de moda estabelecidos em Niterói, o workshop gratuito sobre Gestão de Mão de Obra terá como palestrante o especialista Leonardo Rangel. Será no dia 19 de outubro, das 8h30min às 13h30min, no auditório do Sindilojas Niterói (Rua Dr. Borman, nº 6/ 301, Centro), numa iniciativa conjunta do programa Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, com o Sindicato dos Lojistas.

Dançando tango

Nossa maior professora de dança de Salão e de Tango, Solange Dantas, retorna com o Tango com Cortinas, no próximo dia 18, às 20h, no Buzin, em Icaraí.

Torneio de Sueca

Beto do Cavaco promove, no próximo dia 16, um Torneio de Sueca, na Praia de Icaraí, em frente a Rua Oswaldo Cruz.

Fundação

O Rotary Club de Niterói Praias Oceânicas vai realizar um almoço beneficente, no próximo dia 23, a partir das 12h, na sede da Casa da Amizade de Niterói. A arrecadação se destina à Fundação Rotária.

Dois bons profissionais...

Mais dois bons profissionais nos deixaram. Benoni, que direcionou sua vida para os movimentos populares e a causa ambientalista. E Mauro Costa, que encarnava na sua plenitude o jornalista de redação. Era um mestre do fazer jornalístico. Conheci Mauro Costa antes de direcionar minha vida para o Jornalismo. Nos anos 80, meu exercício profissional era o teatro e dirigi uma peça de minha autoria, Brincando de Brincar, que na época sem teatro disponível, eu e o grupo resolvemos improvisar um teatro no salão de festas da Igreja Porciúncula de Santana, em Icaraí. Fiz um release e com uma cópia de mimeógrafo, resolvi ir até a TV Globo pedir divulgação do meu espetáculo. Ousadia, mas fui. Lá chegando, talvez pelos meus trajes, o segurança deve ter achado que eu era um dos "artistas famosos e alternativos" e mandou-me seguir em frente.

Cheguei a sala de Mauro Costa, uma pequena sala, onde estava enfurnado de papel. Fui direto: vim pedir divulgação de minha estréia e entreguei o release de mimeógrafo. Ele me olhou, olhou para o papel e disse apenas: Bom!... Agradeci e fui embora, com a certeza de que teria cometido um mico. Três dias depois, recebi um telefonema da produção do Jornalismo da Rede Globo, solicitando que eu marcasse um ensaio da peça para a equipe filmar. Solicitação atendida. E a matéria foi ao ar dois dias antes da estréia da peça. No dia do espetáculo, formou-se uma fila quilométrica, que se repetiu durante três meses.

Conto este fato, pois mais tarde já no exercício da profissão de jornalista, trabalhei com Mauro Costa em O Fluminense depois no semanário Setedias, quando o conheci de mais de perto. Além do seu talento, da sua ética e do seu exercício sacerdotal pelo jornalismo, ele era uma pessoa extremamente generosa.

Homenagem...

O vereador Padre Ricardo entrega Moção de Aplausos ao comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-esquadra Moura Neto, pelo Dia do Hidrógrafo, tendo ao lado seu assessor Paulo Pessoa

Níver...


O aniversariante Michel Saud ladeado por Afonso Feitosa, Verônica Souza, Kátia Simone e o jovem Rodrigo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Na festa da ANDEF...

O Secretário Municipal, Hamilton Pitanga, o prefeito Jorge Roberto Silveira e o presidente da Neltur, José Haddad, na festa de comemoração dos 30 anos da ANDEF (Foto: Paulo Bittencourt)

Andef, símbolo da superação

O presidente da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Bagueira, homenageou o presidente da Andef, Guilherme Ramalho (Foto: Paulo Bittencourt)

A festa pelos 30 anos da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) representa simbolicamente que vale muito apena acreditar num sonho. Um sonho de superação e de construção de cidadania para os portadores de deficiência. Modelo de atendimento, a entidade é o primeiro Centro Paradesportivo da América Latina, beneficiando mais de 7 mil pessoas com ou sem deficiência, em mais de 400 mil atendimentos diretos, anualmente.

O Complexo Esportivo e Social da Andef traduz a grandiosidade da instituição. Desde 2002, instalada em um terreno de 42 mil metros quadrados, a Andef é considerada uma das maiores entidades de pessoas com deficiência do Mundo.

Sua sede possui duas quadras poliesportivas, piscina semiolímpica, piscina hidro aquecida, campo de futebol, pista de atletismo de 200 metros, cozinha, restaurante, hotel para 64 pessoas, sala de fisioterapia, consultórios, auditório, biblioteca, academia de dança e sede administrativa.

A festa foi apresentada pela atriz Isabel Filardis e pelos atores Erik Marmo e Dudu Azevedo, ambos moradores de Niterói. Algumas personalidades e gestores de empresas parceiras da Andef, na construção da cidadania para pessoas com deficiência, ao longo destas três décadas, foram homenageadas durante o evento.

Meio Ambiente

O Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, toma posse na Presidência da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), no próximo dia 5/9. A cerimônia será realizada no auditório do edifício-sede do MPRJ, às 11h, que passa a ser a nova sede executiva da entidade. O Promotor foi eleito para o comando da ABRAMPA - biênio 2011/2013 - em eleição realizada no dia 30 de maio, em São Paulo.

Licitações...

Aprovado no Plenário da Alerj o Projeto de Lei 1910/2008, de autoria dos deputados Comte Bittencourt - PPS (foto) e Cidinha Campos - PDT, em que o governo do Estado do Rio terá o prazo máximo de 48 horas, após publicação no Diário Oficial do Estado (D.O), para divulgar os editais de licitações na internet. O PL complementa a Lei 4.103/03, que trata da disponibilização, na Internet, de informações sobre ações do Poder Executivo.

Reforma Previdenciária

A Comissão de Previdência Social da OAB Niterói, presidida por João Alves de Góes, coordena um Fórum de Debates, cujo primeiro tema a ser abordado será "Pensão por morte no contexto da Reforma Previdenciária". Será realizado dia 7 de outubro, às 9h30m, no auditório da instituição. O evento terá como debatedores o procurador chefe do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Anderson Oliveira Castelucio Neto; Fábio de Souza, juiz da 2ª Vara Federal de Niterói; Cristiane Miziara Mussi, doutora em Previdência Social; e Teodoro Ricardo Selva de Mello, advogado da Associação dos Aposentados e Pensionistas dos municípios de Niterói e São Gonçalo.

Comitê...

O professor Raimundo Stelling (foto) foi nomeado como membro titular para o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República em Brasília, representando a ABE - Associação Brasileira de Educação.

Professores...

Quem representou o prefeito Jorge Roberto Silveira no encontro com os professores grevistas foi o Secretário de Governo, Michel Saad (foto). O Secretário foi firme na decisão do Governo.

Mudanças...

José Luiz Valente Paschoal deixa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval. Em seu lugar, assume Fábio Coutinho, que deixa a Regional de Piratininga. O comando dessa secretaria regional deve ficar com o vereador Padre Ricardo (foto).

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sindicato abre inscrições para o Encontro estadual de Assessores de Comunicação

As inscrições para o II Encontro Estadual de Assessores de Comunicação - ENJAC 2011, que será realizado no dia 17 de setembro, em Niterói (RJ), começam nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, através do Portal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (http://www.sindicatodosjornalistas.org/).

O II Encontro será aberto a estudantes, professores de Comunicação, jornalistas, assessores de Imprensa, observadores e todos os interessados na área de Assessoria de Comunicação. Os debates, palestras, apresentações de teses e a redação da Carta de Niterói, serão realizados no plenário da Câmara Municipal de Niterói (Avenida Amaral Peixoto, nº 625, no Centro de Niterói, em frente a Praça da República), no dia 17 de setembro, das 9h às 20h.

O evento em Niterói terá como tema central “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo nas Assessorias de Comunicação”, que segue a pauta do Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação - ENJAC, a ser realizado em outubro próximo em Natal, no Rio Grande do Norte.

A abertura do II Encontro será às 9h, do dia 17 de setembro, no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói. Em seguida, ocorrerão três Mesas de debates. A primeira, pela manhã, terá como tema "O Ensino de Assessoria de Comunicação" e reunirá coordenadores das Faculdades de Comunicação de Niterói (Cândido Mendes, Estácio de Sá, Unipli, Universo e UFF).

Após o almoço, duas novas Mesas serão formadas. Às 14h, o tema abordado será "As Assessorias Públicas e Empresariais"; a terceira Mesa vai debater o tema "Assessoria Política e as Mídias Sociais". Em seguida, haverá a Plenária com apresentações de propostas e teses. Após a Plenária, será redigida a Carta de Niterói.

Durante o Encontro serão discutidos, também, temas como: “O Assessor de Imprensa e a Ética”; “O Assessor de Imprensa e o Mercado de Trabalho” e “A relação do Assessor de Imprensa com os veículos de Comunicação”.

Todos os participantes inscritos terão direito a almoço, coquetel, pastas, certificados e ao Tour oferecido pela Prefeitura de Niterói, através Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur.


As modalidades de inscrições são as seguintes:

- Estudantes de Comunicação - R$ 20,00
- Estudantes de Comunicação com hospedagem - R$ 50,00
- Jornalistas Sindicalizados (em dia) - R$ 50,00
- Jornalistas Sindicalizados (em dia) com hospedagem - R$ 80,00
- Jornalistas Sindicalizados (em atraso) e Jornalistas não sindicalizados - R$ 80,00
- Jornalistas Sindicalizados (em atraso) e não sindicalizados com hospedagem - R$ 120,00
- Observadores - R$ 50,00


Informações: pelo Portal do Sindicato (www.sindicatodosjornalistas.org); Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (Rua Saldanha Marinho, nº 217, Centro de Niterói. Telefone: 2620-8295 - Email: jornalistas@rj.net); ou com a Comissão Organizadora do Encontro: Mário Sousa: (21) 9756-7379 / E-mail: mariojsousa1@gmail.com; Continentino Porto: (21) 9611-1674 / E-mail: continentino@ig.com.br; Fernando Paulino: (21) 9776-5889 / E-mail: fernando.polonoticias@gmail.com

“Fica comigo esta noite” no Ciclo de Leitura Dramatizada


“Fica comigo esta noite”, de autoria de Flávio de Souza, com direção deste blogueiro vos fala e coordenação corporal de Simone Gomes, será a próxima peça a ser lida no Ciclo de Leitura Dramatizada, no dia 30 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói. A apresentação, que traz no elenco os atores Marcos Razeck e Paola Hernandes, terá entrada franca, mediante senha que será distribuída meia hora antes do espetáculo

“Fica Comigo Esta Noite” é muito mais a história de uma paixão desgastada pela convivência e o cotidiano cruel, e reavivada na situação limite da morte de um dos membros do casal. Seu texto fala de amor, casamento, ódio, paixão, raiva, sexo, traição, sonhos, fantasias, vida... e morte.

Escrita em 1988 por Flávio de Souza, a peça narra a história de um casal com diversos conflitos no casamento e as tentativas para resolvê-los. Para isso, Laura enfrenta todo tipo de dificuldade, principalmente após a morte do marido, Edu.

“Fica Comigo Esta Noite” estreou nos teatros brasileiros com Marisa Orth no papel de Laura e Carlos Moreno como Edu. Passou por remontagens no início da década de
1990, com Débora Bloch e Luis Fernando Guimarães no elenco; e em 2007, protagonizada por Marisa Orth e Murilo Benício.

O Ciclo de Leitura é uma realização do Fórum de Artes Cênicas de Niterói, em parceria com a Secretaria municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói.

sábado, 6 de agosto de 2011

PT reafirma apoio a Jorge Roberto


Na foto: Jorge Roberto e lideranças do PT (Foto: Paulo Bittencourt)

Várias lideranças do PT, totalizando 60% dos seus membros, se reuniram com o prefeito Jorge Roberto Silveira e reafirmaram apoio ao Governo, após uma ala dissidente do Partido petista, ligada ao deputado Rodrigo Neves, anunciar o rompimento com o Governo municipal e falar em candidatura própria.

O presidente do Diretório petista, Anderson Pipico, afirmou que detém a maioria no partido e reafirmou que a aliança está consolidada com o compromisso com o Governo. "É uma aliança estratégica para melhoria da qualidade de vida da população", disse.

O prefeito Jorge Roberto Silveira disse que a aliança com o partido segue fortalecida.

A aliança foi ampliada, com a nomeação de dois nomes petistas, um para a Secretaria de Direitos Humanos e outro para a gestão do Programa Bolsa Família.

Teatro de Niterói ganha portal com sua história


O teatro de Niterói viveu um momento histórico na noite de 29 de junho, no Teatro Papel Crepon, com o lançamento do site http://www.teatroniteroi.com.br/, sobre a história do teatro de Niterói, de autoria da jornalista Lúcia Cerrone e de Sebastião de Castro Junior.

Os dois pesquisadores conseguiram reunir, na noite de lançamento, mais de 100 artistas locais, autores, diretores e produtores, de pelo menos 4 diferentes gerações da classe artística da cidade. Entre tantas outras figuras, registrei por lá: Evans de Brito, Sohail Saud, Marcelo Caridade, Elyzio Falcato, Antonio Carlos De Caz, Mariza Alvarenga, Maria Lina Rabelo, David Varella, Roberto Muniz, Leandro da Matta, Eduardo Roessler e Dona Cida.

Sociais...

Em Festa - A aniversariante Esther Auxiliadora, com seus filhos Fernanda e Luiz Fernando e sua irmã Regina


Bate Papo - O diretor teatral, Elyzio Falcato, com o jurista Afonso Feitosa, em noite de bate papo cultural (Foto: Paulo Bittencourt)

Mulheres arteiras

O Grupo CCR Ponte, além de vários outros projetos, apóia a Cooperativa de Costureiras "Mulheres Arteiras" de Niterói. O projeto desenvolvido é o Sacolona. As lonas de comunicação utilizadas na Ponte Rio-Niterói são reaproveitadas e transformadas em bolsas, sacolas, estojos escolares e outros objetos.

Brinde á poesia


O livro “Identidade do Sol”, será lançado no dia 13 de agosto, às 15h, no MAC. A obra é de autoria de Alberto Araujo com os poetas Lucilia Dowslley, Edel Costa, Gilson Rolim, Dionilce Faria e Valdir Ramos, além da declamadora Ana Regina, do contador de história, Arthur Ortiz e dos músicos Fábio Pereira e Russô Dias.

Homenagem

O Jornalista Carlos Silva, recentemente falecido, será homenageado com um nome de rua, no Cafubá. A iniciativa é do vereador Paulo Bagueira (PPS), presidente da Câmara, dando o nome do jornalista Carlos Silva à atual Rua 420, no bairro.

Carlos Silva, que morreu no último dia 15, em Papucaia, foi um dos mais destacados jornalistas políticos do Estado do Rio de Janeiro. “É mais do que justa esta simples homenagem que estamos propondo em função do que ele representou para o jornalismo e para o município de Niterói”, disse Bagueira.

Cidadania

O Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência promove o curso de formação de agentes da cidadania, nos dias 24/09 e 01/10, no Centro Comunitário do Salesianos. As inscrições podem ser feitas através do telefone: 2610-0953 ou pelo e-mail: cursocidadania@ifec.org.br.

Última Hora


O jornalista Pinheiro Junior, que já passou pelas principais editorias de jornais do país, movimentou rádios e participou de redes de TV, lançou o livro “A Última Hora (como ela era)”, pela Editora Mauad X, no último dia 4 de agosto, na Livraria Livraria Labyrintho, em Niterói. A obra conta com prefácio do jornalista Maurício Azêdo, presidente da ABI.

O Rotary no Estado

Palestra
No dia 25 de julho, o Governador Assistente da Área 1, João Carlos de Carvalho (foto), ministrou palestra com o tema "Conhecer a Si Mesmo para Envolver a Humanidade", no Rotary Club de Niterói Praias Oceânicas, presidido por Afonso Feitosa.

Novo Presidente
O engenheiro Feliphe Queiroz Teixeira do Nascimento assumiu a presidência do Rotary Club Macaé Cavaleiros. Já em Maricá, o Rotary Club Itaipuaçu tem como novo presidente, o jovem Alessandro Leite Alexandre.

Em Búzios
Neusa Tardelli, proprietária da pousada Tangará, em Geribá, assumiu a presidência do Rotary Club de Búzios. A ex-presidente do Club de Búzios, Ilza Granato Nogueira da Gama, passou a fazer parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, também, em Búzios. Já outro ex-presidente do clube rotariano de Búzios, Edi Matta de Azevedo, pai da global Glória Maria, assumiu como membro do Conselho de Assistência Social.

Projetos
O Rotary Club Praias Oceânicas está em fase de implantação de vários projetos como o Cão Guia para atender portadores de deficiência visual e o de banheiros públicos.

Posse
Na visita festiva do governador Paulo Coretti ao Rotary Club de Rio Bonito Serra do Sambê, o desembargador Carlos José Martins Gomes tomará posse como novo rotariano.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ciclo de Leitura Dramatizada

Ciclo de Leitura Dramatizada começa com a "Dama do Camarote" no Teatro Municipal

O Fórum de Artes Cênicas de Niterói, em parceria com a Secretaria municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói, vai realizar o III Ciclo de Leitura Dramatizada, no Teatro Municipal, do dia 29 de março a 25 de outubro de 2001, sempre às 19h. Entrada Franca, mediante retirada de senha meia hora antes do espetáculo. A primeira leitura será a "A Dama do Camarote", de autoria de Castro Vianna, no dia 24 de março, terça-feira, às 19h, com direção de Eduard Roessler.


O Ciclo de Leitura Dramatizada levou um público jamais visto no Teatro Municipal. As leituras começaram, em 2009, na Sala Carlos Couto, com uma média de 30 pessoas. Depois passou para o Salão Nobre do Teatro recebendo uma média de 90 pessoas. Devido a expressiva procura e sucesso passou para o Teatro Municipal com uma média de 250 pessoas por leitura, em algumas leituras com o teatro lotado.


O Ciclo, segundo o Secretário de Cultura de Niterói, Cláudio Valério, é uma experiência que vem dando certo, atraindo um novo público ao Teatro Municipal. A Secretaria e a Fundação apóiam a iniciativa do Fórum de Artes Cênicas pelo profissionalismo do trabalho apresentado, valorizando os atores e diretores da cidade.


Para o presidente da FAN, Marcos Sabino, o Ciclo de Leitura Dramatizada, é gratificante saber que temos tantos valores de teatro se expressando para um grande público, através das leituras dramatizadas, trazendo para o Teatro Municipal um novo dinamismo.


O Ciclo de Leitura Dramatizada foi o primeiro projeto desenvolvido pelo Fórum de Artes Cênicas de Niterói, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da FAN, com objetivo de criar um novo público para o teatro no Municipal e valorizar os artistas da cidade, atores e diretores, destaca Mário de Sousa, um dos Coordenadores do Fórum de Artes Cênicas de Niterói.

A DAMA DO CAMAROTE, um espetátuculo de muito humor

O texto a "Dama do Camarote" de Castro Vianna é o que chamamos de Vaudeville, o que pode-se entender também como confusão, balbúrdia, barafunda ou como quiser.

Conta a história de um casal típico dos anos trinta que mora em um apartamento que já não se encontra em ótimas condições. A confusão torna-se uma constante no desenrolar da trama, principalmente quando recebem a visita de um antigo amigo. Uma tia-sogra turrona e cheia de interesses e um secretário de causar no mínimo desconfiança dão o tempero essencial nessa sopa de mal entendidos. Um "diz que me diz" em excesso que nos faz lembrar alguns vizinhos e recheada de muito humor, é a síntese dessa viagem genial de Castro Vianna.


O "Grupo Papel Crepon"

O grupo, liderado pelo ator e diretor Eduard Roessler, o sustenta uma coleção de sucessos e um público de uma fidelidade muito saudável, o que faz parecer uma união até familiar, já que inspira tanto afeto. Isso só pôde ter sido conquistado ao longo de vinte e cinco anos de um trabalho sólido e reconhecido, já que a nossa obrigação é sermos vistos e, sobretudo, agradarmos.

Trabalhos como "Faceto Face" (1985), "Araribrodway" (1988), "Anormalistas" (2003), tornam real esse temperamento de celebração com muito humor e algumas pitadas de indagação, que faz nosso público voltar e rir mais e cada dia se surpreender, descobrindo coisas novas ou até vivenciando as situações de improvisos, o que os atores deste grupo têm como característica fundamental, e que só faz enriquecer os momentos de descontração dessas pessoas sedentas por isso.


Serviço:

.

Leitura Dramatizada da peça "A Dama do Camarote" de Castro Vianna
. Local: Teatro Municipal de Niterói,( Rua XV de Novembro, 35, Centro). Tel. 2620.1624

. Entrada franca mediante senha meia hora antes do espetáculo

 

Ficha Técnica:

Dir.: Eduard Roessler

Elenco:

Dona Ema: Eduard Roessler

César: Willy Roessler

Alda: Gisela Roessler

Murilo: Diego Abreu

Geraldo: Gustavo Martinez

 

Programação completa do Ciclo de Leitura Dramatizada

1ª) Dia 29 de março ........ A DAMA DO CAMAROTE

De Castro Viana ............................. Direção de Eduard Roessler


2ª) Dia 26 de abril ........... A MENTE CAPTA

De Mauro Rási ................................ Direção de Leonardo Simões


3ª) Dia 31 de maio .......... O SANTO E A PORCA

De Ariano Suassuna ........................ Direção de Andréa Terra


4ª) Dia 28 de junho ......... O DIA EM QUE ALFREDO VIROU A MÃO

De João Bittencourt ........................ Direção de Carlos Fracho


5ª) Dia 26 de julho .......... VAMOS SOLTAR OS DEMÔNIOS

De Dias Gomes ............................... Direção de Ricardo Sanfer


6ª) Dia 30 de agosto ....... O COMEÇO É SEMPRE FÁCIL, O DIFÍCIL É DEPOIS

De Milton Moraes ........................... Direção de Mário Sousa.


7ª) Dia 27 de setembro ... UMA RELAÇÃO TÃO DELICADA

De Maria Adelaide Amaral ............... Direção de Lucia Cerrone


8ª) Dia 24 de outubro ..... MARGINÁLIA

De Nielsen Petersen e Mauro Dias ... Direção de Evans de Brito